IDEOLOGY AS AN OBSTACLE

a critical analysis for the emancipation of legal knowledge

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/edhb2638

Abstract

This paper addresses the ideological problems within legal theory, questioning how law, through language and axioms, conceals power relations. The objective is to understand the ideological mechanisms present in legal discourse, from the perspectives of semiotics, Marxist theory, and the critique of humanist theory, to unveil how law operates in the reproduction of the capitalist system and hinders the construction of emancipatory legal knowledge. This is critical-historical-dialectical research with qualitative data analysis. In the final considerations, it is highlighted that the analysis of legal ideology demands a complex relationship between language, axioms, and class relations, requiring a qualitative approach that reveals the mechanisms of domination.

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Author Biographies

  • Diogo Estevam Claudino da Silva, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

    Mestrando em Ciência Jurídica no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Jacarezinho. Graduado em Direito pela Universidade Positivo (2021). Graduando em Filosofia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Especialista em Direito Imobiliário e Notarial pela UNIFIL (2023), Especialista em Gestão Pública pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Aluno especial do programa de Filosofia da Universidade Estadual de Londrina - UEL (2022/1). Tem como referencial teórico o Marxismo. Entre os temas e autores que mais interessam, destacam-se: (i) Crítica marxista aos Direitos Humanos e ao Estado; (II) Direito, Liberdade e autoridade politica em Hobbes, Locke, Rousseau e Hegel; (III) Ideologia jurídica e a constituição do sujeito em Althursser e Foucault; (IV) Teoria da Justiça em John Rawls, Kant, Sandel e Aristóteles. Atualmente, tem desenvolvido pesquisas relacionado aos direitos humanos, subjetividade e a luta por reconhecimento dos movimentos identitários.

  • Luiz Gustavo Tiroli, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

    Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Acadêmico do curso de direito da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Acadêmico do curso de Administração pela Universidade Filadélfia de Londrina (UniFil). Membro da Academia Brasileira de Direito Civil (ABDC). Integrante do Projeto de Pesquisa do Acesso à Justiça no Direito das Famílias da Universidade Estadual de Londrina. Integrante do Projeto de Pesquisa Constituição, Constitucionalismo e Direitos Fundamentais do Instituto de Direito Constitucional e Cidadania. Endereço eletrônico: luiz.gustavo.tiroli@uel.br. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4012511514272072.

  • Maurício Gonçalves Saliba, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

    Possui graduação em HISTÓRIA pela UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANA - UENP; ESPECIALISTA em História Social - Universidade do Sagrado Coração - USC- Bauru-SP; MESTRADO em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2002); DOUTORADO em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2006). Atualmente é professor da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP; professor e orientador do curso de Mestrado e doutorado em Ciências Jurídicas da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP; Coordeenador do Grupo de pesquisa: GLOBALIZAÇÃO, VIOLÊNCIA E MINORIAS da Universidade Estacual do Norte do Paraná-UENP; Autor do livro: "O olho do poder: Análise Crítica da proposta educativa do Estatuto da Criança e do Adolescente", diversos capítulos de livros e artigos na área; Telefone para contato: 14 99801-6406; e-mail: mauricio.saliba@uenp.edu.br.

Published

2025-10-03

How to Cite

IDEOLOGY AS AN OBSTACLE: a critical analysis for the emancipation of legal knowledge. Confluências | Interdisciplinary Review of Sociology and Law, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 384–403, 2025. DOI: 10.22409/edhb2638. Disponível em: https://periodicos.uff.br/confluencias/article/view/67598. Acesso em: 5 dec. 2025.