UMA RECUSA DA CATEGORIA É POSSÍVEL NO AFRO-PESSIMISMO?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/cpgqbh73

Resumen

Este texto é derivado das discussões a respeito do Afro-Pessimismo e uma possível recusa da categoria. Nele a partir da fabulação crítica tento articular perguntas e provocações a partir de contradições internas de textos fundantes do conceito Afro-Pessimismo e como esses textos tentam negar exatamente aquilo que usam como base ontológica para seu pensamento: a categoria de raça. A partir dessa contradição entre negação e articulação ontológica presente em textos de diversas autoras e autores como Frank B Wilderson III, Saidiya Hartman, Calvin Warren e Hortense Spillers tento traçar os caminhos e possibilidades derivados dos curtos-circuitos epistemológicos produzidos para apresentar ao autor uma complexidade de pensamentos que escapam da leitura dedicada apenas ao livro Afro-Pessimismo de Frank B Wilderson III.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Caio Netto dos Santos, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

    Coordenador da Escola de Marcenaria da Leo Social PROAC n45083. Doutorando em Arte e Educação no
    Departamento de Artes do Instituto de Artes da Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho - IA UNESP.
    Mestre (2023) em Artes Visuais no programa de Processos e Procedimentos Artísticos da mesma universidade. Pesquisador na linha de pesquisa GIIP - Jogos, cAt (ciência/Arte/tecnologia) e no grupo de estudos GIRA - Grupo Interdisciplinar de Raça e Política do Departamento de Ciências Políticas da USP.

Publicado

2025-10-03

Cómo citar

UMA RECUSA DA CATEGORIA É POSSÍVEL NO AFRO-PESSIMISMO?. Confluências | Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 324–341, 2025. DOI: 10.22409/cpgqbh73. Disponível em: https://periodicos.uff.br/confluencias/article/view/68154. Acesso em: 5 dec. 2025.