O ACESSO DIFERENCIADO À DIREITOS EM ZONAS MORAIS URBANAS HOMOGÊNEAS PODE SER EXERCIDO?

O CASO DO QUILOMBO SACOPÃ - RIO DE JANEIRO

Autores

  • Ronaldo Lobão Programa de Pós Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD-UFF) Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense
  • Allan Sinclair Programa de Pós Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD-UFF)
  • Maira Neurauter

DOI:

https://doi.org/10.22409/rcj.v6i14.756

Palavras-chave:

Direitos culturais, Direito a Cidade, Zonas Morais, Quilombolas./Keywords, Cultural rights, City Law, Moral Zones, Quilombolas./Palavras clave, Derechos culturales, Derecho de la ciudad, Zonas morales, Quilombolas.

Resumo

O presente artigo discute a possibilidade do exercício de direitos culturais previstos na Constituição de 1988, a partir de uma dimensão denominada ‘acesso diferenciado a direitos universais em contextos urbanos”. O elemento central dessa reflexão é o conceito de ‘zonas morais” da cidade, proposto por Robert Ezra Park, que conforma a cidade em espaços públicos homogêneos e poucos conflitivos. A discussão proposta está inserida dentro do que temos pensado, no âmbito do Núcleo de Pesquisa Sobre Práticas e Instituições Jurídicas (NUPIJ-UFF), de uma relação de ‘implicação”. Uma atuação a partir da interação da Universidade com os atores sociais presentes neste conflito, o que mais tarde permite um olhar reflexivo para estes lugares  permeados por uma complexidade muito particular. Ainda que não possa ser enquadrada enquanto uma ‘metodologia”, esta proposta se articula com uma perspectiva interdisciplinar, onde por meio do encontro com outros saberes buscamos inovações no campo do direito que permitam uma maior abertura para a complexidade de conflitos que envolvem direito(s), cultura e natureza nos espaços da cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronaldo Lobão, Programa de Pós Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD-UFF) Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense

Professor da Faculdade de Direio da UFF e do Programa de Pós Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD-UFF)

Coordenador do Núcleo de Pesquisa sobre Práticas e Instituições Jurídicas NUPIJ e pesquisador do Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-InEAC)

Allan Sinclair, Programa de Pós Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD-UFF)

Mestre em Ciências Jurídicas e Sociais pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD-UFF)

Pesquisador do Núcleo de Pesquisa sobre Práticas e Instituições Jurídicas (NUPIJ) e do Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-InEAC)

Maira Neurauter

Mestre em Direito Constitucional pelo Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Universidade
Federal Fluminense (PPGDC-UFF)

Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa sobre Práticas e Instituições Jurídicas (NUPIJ).

Referências

ARAGON, Luiza. Entre a casa e a política: uma etnografia das controvérsias na ladeira Sacopã. Dissertação de Mestrado em Antropologia. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2013.

BRASIL. Decreto n. 4887 de 20 de novembro de 2003. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2003/D4887.htm>. Acesso em: 13 de Janeiro de 2020.

BRASIL. Lei nº. 10.257/01. Estatuto da Cidade. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10257.htm>. Acesso em: 13 jan. 2020

DaMatta, Roberto. Carnavais, Malandros e Heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. 6ª ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.

DIEGUES, Antônio C. O Mito da Natureza Intocada. São Paulo: Ed Hucitec, 1996.

FREYRE, Gilberto. Sobrados e Mucambos: Decadência do patriarcado rural e desenvolvimento do urbano. 14ª. ed. São Paulo: Global Editora, 2003.

GONÇALVES. Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro – Direito das Coisas. Volume 5. São Paulo: Saraiva, 2010.

LOBÃO, Ronaldo. Cosmologias Políticas do Neocolonialismo: como uma política pública pode virar uma política do ressentimento. Niterói: EdUFF, 2010.

MAIA, Patrícia M. Ladeira Sacopã, 250: Um parque, um quilombo, um conflito socioambiental na Lagoa Rodrigo de Freitas. Revista Vitas, nº 1, 2011.

_____. As máscaras do quilombo Sacopã: memória, espaço urbano e meio ambiente. Dissertação de Mestrado em Sociologia e Direito. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2011a.

MELLO, Marco Antônio da Silva; CUNHA, Neiva Vieira. Novos Conflitos na cidade: a UPP e o processo de urbanização das favelas. Dilema: Revista de Estudo de Conflito e Controle Social, vol. 4, nº 3, 2011.

MOLICA, Fernando. O Quilombo da Lagoa. O Dia. Rio de Janeiro. p. 8, 26 de março de 2008.

O’DWYER, Eliane C. Terras de quilombo no Brasil: direitos territoriais em construção. Ariús, Revista de Ciências Humanas e Artes, vol. 14, nº 1/2, jan./dez., 2008.

O’DWYER, Eliane C. O Papel Social do Antropólogo: aplicação do fazer antropológico e do conhecimento disciplinar nos debates públicos. Rio de Janeiro: Laced & E-Papers, 2010.

PARK, Robert E. The City: suggestions for the study of human nature in the urban environment. (with R. D. Mckenzie and Ernest Burgess. Chicago: Chicago University Press, 1992.

PARK, Robert E. A cidade: sugestões para a investigação do comportamento no meio urbano. In: VALLADARES, Licia do Prado (Org.). A Sociologia Urbana de Robert Ezra Park. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2018, p. 39-80.

RIBEIRO, Luiz Cesar; OLINGER Marianna. A Favela na cidade-commodity: a desconstrução de uma questão social. In: MELLO, Marco Antônio da Silva; MACHADO DA SILVA, Luiz Antônio; FREIRE, Leticia de Luna; SIMÕES, Soraya Silveira (Orgs). Favelas Cariocas: ontem e hoje. Rio de Janeiro: Garamond, 2012.

RIO DE JANEIRO. Lei Complementar nº 111 de 1º de Fevereiro de 2011. Dispõe sobre a Política Urbana e Ambiental do Município, institui o Plano Diretor no Rio de Janeiro e dá outras providências. Disponível em: <http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/4600307/4117400/lei_compl_111.pdf> Acesso em 10. Jul. 2017.

RIO DE JANEIRO. Lei n. 5503, de 17/08/2012. Cria a Área de Especial Interesse Cultural-AEIC Do Quilombo do Sacopã. Disponível em: <https://leismunicipais.com.br/a/rj/r/rio-de-janeiro/lei-ordinaria/2012/550/5503/lei-ordinaria-n-5503-2012-cria-area-de-especial-interesse-cultural-aeic-do-quilombo-sacopa-2012-08-17-versao-compilada.html>. Acesso em 10 jan. 2020.

SILVA, Cláudio T. O Usucapião Singular Disciplinado no Art. 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Revista de Direito Privado, Vol. 11, 2002.

SIMÕES, Soraya Silveira. Cruzada São Sebastião do Leblon: Uma etnografia da moradia e do cotidiano dos habitantes de um conjunto habitacional na Zona Sul do Rio de Janeiro. Tese de Doutorado em Antropologia. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2008.

TUAN, Y-Fu. Space and Place: the perspective of experience. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1977.

VALLADARES, Lícia. A gênese da favela carioca. A produção anterior as ciências sociais. Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 15, nº 44, 2000.

Downloads

Publicado

2020-02-04 — Atualizado em 2021-04-01

Versões