UBUNTU COMO UMA TEORIA MORAL E OS DIREITOS HUMANOS NA ÁFRICA DO SUL

Autores

  • Thaddeus Metz BA (Iowa), MA PhD (Cornell); tmetz@uj.ac.za. This work has been improved as a result of feedback received at the Ubuntu Project Conference in Honour of Justice Albie Sachs, held at the Faculty of Law, University of Pretoria; a Blue Skies Seminar in Political Thought hosted by the Department of Politics, University of Johannesburg; a gathering of the Wits Centre for Ethics Justice Working Group; and a colloquium hosted by the Centre for Applied Philosophy and Public Ethics. The article has also benefited from the written input of Patrick Lenta and of anonymous referees for this Journal. Humanities Research Professor of Philosophy, University of Johannesburg, South Africa

DOI:

https://doi.org/10.22409/rcj.v3i5.231

Palavras-chave:

Teoria do Direito, História do Direito, Direito Constitucional, Direito Internacional, Direito Comparado, Instituições Políticas, Administração Pública, Jurisdição Constitucional, Constitutional Jurisdiction, Historia del Derecho.

Resumo

Resumo: Existem três razões principais pelas quais as idéias associadas ao ubuntu são freqüentemente consideradas uma base inadequada para a moral pública na África do Sul hoje. Uma é que eles são muito vagos; a segunda é que eles não reconhecem o valor da liberdade individual; e a terceira é que eles são mais adequados à cultura tradicional de pequena escala do que a uma sociedade industrial moderna. Neste artigo, apresento uma interpretação filosófica do Ubuntu que não é vulnerável a essas três objeções. Especificamente, construo uma teoria moral baseada nas visões de mundo da África do Sul, que sugere uma nova concepção promissora da dignidade humana. Segundo essa concepção, o ser humano típico tem dignidade em virtude de sua capacidade de comunidade, entendida como a combinação da identificação com os outros e da solidariedade com eles, onde as violações dos direitos humanos são degradações atrozes dessa capacidade. Eu argumento que este relato de violações dos direitos humanos claramente implica e explica muitos elementos diferentes da Declaração de Direitos da África do Sul e, naturalmente, sugere certas maneiras de resolver dilemas morais contemporâneos na África do Sul e em outros lugares relacionados à reforma agrária, poder político e força mortal. Se estou certo de que esta interpretação jurisprudencial do ubuntu é responsável por uma ampla gama de direitos humanos intuitivos e fornece orientação para resolver disputas atuais sobre justiça, então as três preocupações sobre imprecisão, coletivismo e anacronismo não impedem que se pensa que algo chamado com justiça 'ubuntu' pode basear uma moralidade pública.

Palavras-chave: Teoria do Direito; História do Direito; Direito Constitucional; Direito Internacional; Direito Comparado; Instituições Políticas; Administração Pública; Jurisdição Constitucional.

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Publicado

2016-11-19 — Atualizado em 2021-03-30

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