Relações de Forças

Autores/as

  • Maria Julia de Paiva Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

DOI:

https://doi.org/10.22409/enfil.v7i10.29470

Palabras clave:

Educação, Filosofia, História, Ciências Sociais, Educação Popular

Resumen

Este artigo tem como proposta uma introdução ao estudo do complexo conceito de “relações de forças” tão presente na obra do pensador italiano Antonio Gramsci, embora nem tão citado diretamente em seus escritos. A ideia foi desenvolver um pouco o conteúdo do § 16 e 17 do Caderno 13 com o objetivo de melhor definir este conceito e, a partir daí, encontrar alguns subsídios para a compreensão das forças em movimento e em disputa na realidade nacional deste momento e, poder pensar as possibilidades de mudança presente no cenário brasileiro. Gramsci nunca deixou de enfatizar, em sua obra, que é no conhecimento que se encontra a força propulsora da transformação.

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Biografía del autor/a

Maria Julia de Paiva, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Doutoranda em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestre em Ciências da área de Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ-RJ). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Política e Educação (NuFiPE/UFF)e Grupo de Estudos e Pesquisas de Trabalho, Políticas Públicas e Serviço Social (TRAPPUS) da PUC-Rio. E-mail: 

Publicado

2020-10-01