Sulla rivista

História da Revista

 

A Revista Enfil foi criada no ano de 2013 com o propósito de publicar as contribuições realizadas aos Seminários Encontros com a Filosofia, coordenados pela professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) Martha D’Angelo. Paulatinamente, tornou-se uma Revista voltada à produção acadêmica e de movimentos sociais. Ao longo dos anos, foi animada pelas discussões organizadas pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Política e Educação (NuFiPE), além de contribuições de outros acadêmicos e ativistas no campo do marxismo e da teoria crítica.

É uma publicação semestral do NuFiPE, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e à Faculdade de Educação da (FEUFF). Publica resultados de pesquisas na área de Educação nas mais variadas perspectivas, dentro do marxismo e do campo das diversas vertentes da teoria crítica. É organizada por colabores e membros do NuFiPE, entre professores, pesquisadores e estudantes da graduação e pós-graduação.

Nos propomos a abrir o debate no campo da teoria crítica, ainda que enfatizando o marxismo como parte fundamental, mas não única, desta. Reunindo, portanto, diversas áreas do conhecimento e grupos de pesquisa e movimentos sociais de tradições distintas.

A Enfil surge em meio à ascensão da lógica produtivista na academia e ao aprofundamento de uma indústria da publicação científica no Brasil e no mundo. Além disso, o histórico desmonte da educação pública manteve o seu signo geral, ainda que como nuances se considerados os diferentes governos da Nova República. A primeira editora, Martha D’Angelo, enfrentou tal situação organizando uma revista que se empenhou em manter o debate crítico, que foi continuado a partir de 2017 com os editores Luiz Augusto de Oliveira Gomes, Reginaldo Scheuermann Costa e Rodrigo Lima Ribeiro Gomes.

Os números temáticos são construídos a partir das definições do seu Conselho Editorial e dos debates produzidos pelo Nufipe. Além disso, são aceitos artigos em regime de demanda contínua, também recebendo contribuições nas seguintes seções: Entrevista, Memória e Documentos, Teses e Dissertações, Resenha e Ensaios.

Seguimos os parâmetros estabelecidos pela Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) e pelo Fórum de Editores dos Periódicos da UFF, mantendo a nossa concepção editorial.

Ao longo dos anos, além de reunir uma série de parceiros do meio acadêmico, tivemos como orientação editorial ter permanente relação com a produção vinda dos movimentos sociais. Organizando desta maneira um periódico que se dedica a debater os grandes problemas educação no capitalismo contemporâneo.

A partir de 2020, a Enfil tem conseguido se firmar enquanto um periódico de publicação semestral.

ISSN: 2317-6628

Qualis B2

Contatos: revistaenfil@gmail.com