IDEOLOGIA E CULTURA EDUCACIONAL - Estudo crítico sobre o conservadorismo em educação no Brasil

Autores

  • Diego Fonseca Dantas Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.1234/enfil.vi12.46291

Palavras-chave:

Educação, Filosofia, História, Conservadorismo

Resumo

O tema deste ensaio é a relação ideologia e educação, tendo como objetivo geral investigar os componentes ideológicos que deram e ainda dão forma ao conservadorismo estrutural brasileiro, e que em momentos determinados pela conjuntura histórica. O estudo toma como pressuposto o fato de o desenvolvimento da educação pública escolar de massa no Brasil ter carecido, desde a primeira hora, da iniciativa, do interesse e do apoio efetivo dos governantes do país, dentro de um contexto e caráter de classe e sobre a expansão da hegemonia do capital. Visando apreender elementos para uma crítica ontológica do pensamento conservador no campo educacional brasileiro, considerando os períodos de maior incidência, bem como a dinâmica das suas metamorfoses conceituais ao longo do tempo até a atualidade.

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Biografia do Autor

Diego Fonseca Dantas, Universidade Federal Fluminense (UFF)

É Doutor em Educação pela UFF e Mestre em Ciência Política pela UFF. Graduado em Administração pela FCPERJ pela Universidade Candido Mendes. Trabalha há 20 anos no mercado de Telecomunicações; é especialista em Telecomunicações. Lançou livro de Poesia Brasileira em 2012 pela editora Ibis Libris, "Brasil Social. A verdade desvelada."

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Publicado

2021-01-24