v. 9 n. 13 (2021): RETÓRICA, DISCURSO E VERDADE: SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE

					Visualizar v. 9 n. 13 (2021): RETÓRICA, DISCURSO E VERDADE: SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE

O presente número foi publicado como resultado de um curso de extensão intitulado “Retórica, discurso de verdade: suas implicações na formação docente”, realizado ao longo do ano de 2019, no Instituto de Educação de Angra dos Reis. A ideia para a realização do curso foi a realizada enfrentada durante as eleições para a Presidência da República de 2018, na qual a questão da circulação de notícias falsas nas redes sociais ganhou ampla notoriedade, com toda sorte de absurdos circulando simultaneamente para milhões de pessoas, influenciando no resultado das eleições. A problemática do curso, e, por consequência, também do presente dossiê, não era focada na questão política em sentido restrito, mas nas consequências da circulação massiva de informações falsas na prática docente. O recorte temático foi filosófico tomando como ponto de partida a concepção de Retórica dos autores clássicos do mundo greco-romano antigo, atualizando o problema a partir de pensadores modernos e contemporâneos que trabalharam em disciplinas próximas da presente temática, como linguística, semiologia e comunicação. O número foi complementado com contribuições de autores e autoras convidados trabalhando com questões próximas aos problemas do presente dossiê.

Publicado: 2021-07-29

APRESENTAÇÃO

  • EDITORIAL

    Rodrigo Lima Gomes, Silmara Lídia Marton
    1-5
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v9i13.51020

NÚMERO TEMÁTICO

  • DA RETÓRICA ANTIGA AO OFÍCIO DO PROFESSOR NA SALA DE AULA HOJE: RELAÇÕES POSSÍVEIS

    Silmara Lídia Marton
    6-27
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v9i13.49203
  • UMA ANATOMIA DO VERBO ETERNIDADE E CONTINGÊNCIA

    André Rodrigues
    28-47
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v9i13.49218
  • PENSANDO A POLÍTICA COM JACQUES DERRIDA: NOTAS SOBRE O DESESPERO NA UTOPIA PEDAGÓGICA PENSANDO A POLÍTICA COM JACQUES DERRIDA: NOTAS SOBRE O DESESPERO NA UTOPIA PEDAGÓGICA

    William de Goes Ribeiro
    48-72
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v9i13.49223
  • RETÓRICA, EDUCAÇÃO E PRÁTICAS DOCENTES ALGUMAS REFLEXÕES

    Renato José de Oliveira
    73-87
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v9i13.49175
  • AULAS DE ARTE NO ENSINO BÁSICO DO QUE É, MESMO, QUE ESTAMOS FALANDO?

    Andrea Penteado
    88-114
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v9i13.49246
  • VÍCIO EM IMAGENS, METILFENIDATO E A CULTURA DO DÉFICIT DE ATENÇÃO - IMPLICAÇÕES DA SOCIEDADE EXCITADA PARA A (SEMI)FORMAÇÃO DOCENTE

    Emerson Campos Gonçalves, Juliana Barbosa Coitinho, Robson Loureiro
    115-132
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v9i13.49198
  • QUANTAS VERDADES CABERIAM NUMA VERDADE REAL

    Ellen Zouain
    133-139
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v9i13.49139