FREIRE E SAVIANI: PROXIMIDADES E DISTANCIAMENTOS ENTRE A PEDAGOGIA DA LIBERTAÇÃO E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.22409/rze9k553Resumo
Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa de tipo bibliográfica que, ao procurar saber sobre as proximidades e distanciamentos entre o legado pedagógico-político de Freire e Saviani, também pretendeu conhecer as aderências que eles mantêm com o marxismo. Entre as principais respostas obtidas pela análise comparativa entre esses dois renomados pedagogos brasileiros estão as que afirmam que, embora nenhum deles sustentaram apenas no materialismo histórico-dialético a origem das pedagogias que desenvolveram, ambos se aproximaram desse paradigma no processo de amadurecimento teórico-metodológicos que sofreram ao longo dos tempos. Todavia, se Saviani, logo cedo, alcançou um marxismo de tipo “ortodoxo”, segundo a acepção gramsciana do termo, o marxismo de Freire, na fase madura de desenvolvimento do legado que produziu, é aderente ao materialismo histórico, mas declaradamente não ao materialismo dialético, aproximando-se de certo ecletismo teórico. Mesmo assim, a práxis de Freire contribuiu, sobremaneira, para a formação de sujeitos individuais e coletivos críticos, aptos à luta pela superação do capitalismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
A Revista En_fil aceita manuscritos originais em português, italiano, espanhol e inglês. Se o manuscrito original for redigido em língua estrangeira, ele deve ser acompanhado da versão em português.
A Revista En_fil não cobra taxas referentes à submissão, à avaliação ou à publicação de artigos. Oferece acesso livre, gratuito e imediato a todos os leitores, independentemente de cadastramento no site.
