Emoções para sentir e pensar: interações entre professores e alunos
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaensaios.v17.40845Palavras-chave:
Emoção, Sociologia, Educação, Ensino MédioResumo
Pretende-se compreender o papel das emoções no processo formativo dos jovens de escolas estaduais em Nova Iguaçu, mediante análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas que foram realizadas com dois professores e dois alunos destas escolas. Considerando os sentimentos que expressamos como mediados por normas coletivas implícitas que orientam comportamentos, investiga-se como as emoções nas performances dos docentes e discentes são expressadas para lidar com o processo de ensino e aprendizagem. Também se analisa alguns significados atribuídos à hierarquia na relação entre educadores e estudantes, e como ocorre a negociação destas posições hierárquicas entre eles no processo de ensino e aprendizagem.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Bruna Navarone Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista reserva aos autores os direitos autorais dos textos publicados, enquanto aqueles concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo permitida a posterior reprodução do trabalho, desde que citada a devida fonte. Conceitos e opiniões expressos nos trabalhos publicados são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião editorial da Revista Ensaios.