Submissões
Condições para Submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.Instruções para Autores
DIRETRIZES DE SUBMISSÃO
Submissões
O envio de manuscritos para avaliação deve ser feito através do sistema da revista após realização de cadastro. O preenchimento dos dados da autoria do artigo ou resenha deve ser o mais completo possível, incluindo sempre vínculo institucional, município/localidade e biografia. Palavras-chave, resumo e referências do envio também devem ser preenchidos corretamente. O arquivo de texto para avaliação deve ser anexado no sistema de submissão. Uma notificação automática é enviada pelo sistema quando um manuscrito é submetido à revista. Essa notificação é enviada para o e-mail do(a) autor(a) e serve como prova do envio.
Termo de Originalidade
A Revista Ensaios possui um documento de preenchimento obrigatório na nossa política anti-plágio. Baixe o arquivo, preencha e envie junto com o texto de submissão.
Publicações redundantes de mesma autoria não serão consideradas. No caso de submissões múltiplas de mesma autoria não será avaliado simultaneamente mais de um artigo, sendo considerada apenas a submissão mais antiga.
Também encorajamos autores(as) e coautores(as) a se registrarem previamente na plataforma ORCID para que, assim, possam fornecer o link de seu ORCID em seus perfis no nosso portal a fim de colaborar com os esforços de unificação da atribuição de autoria científica. Ao mesmo tempo, sugerimos a pesquisadores(as) brasileiros(as) a conexão do ORCID à Plataforma Lattes.
Anonimato dos trabalhos
Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, para submissões à revista, é necessário desidentificar autores e avaliadores durante o processo de editoração. Isso demanda que autores, editores e pareceristas tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento, uma vez que estão passíveis de enviar documentos para o sistema durante o processo avaliativo. Recomendamos que:
- Textos próprios podem ser utilizados como referências, mas o nome e sobrenome devem ser substituídos com "Autor(a)" e o ano em referências e notas de rodapé, em vez de nomes de autores, título do artigo etc.
- em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.
- em PDFs, os nomes dos autores também devem ser removidos das Propriedades do Documento, em Arquivo no menu principal do Adobe Acrobat.
Políticas de verificação de plágio/autoplágio
Antes de serem encaminhados para avaliação pelos pares, os manuscritos submetidos à Revista Ensaios, são examinados no software CopySpider de detecção de plágio, ou similares. Eventuais suspeitas identificadas pela ferramenta serão avaliadas manualmente pela Comissão Editorial, com base em referenciais acadêmicos e legais sobre a questão.
A revista se comunicará diretamente com os(as) autores(as) em casos de suspeitas da incidência de plágio/autoplágio para eventuais esclarecimentos. Nesses casos, a Comissão objetiva a publicação de trabalhos originais e inéditos, tendo como orientação a ética acadêmica e as boas condutas de pesquisa. A revista tem como princípio informar seus autores(as) e coautores(as) sobre as formas mais comuns de plágio, a fim de conhecê-las e evitá-las. Adotamos como orientação editorial os seguintes conceitos:
- Conceito de Plágio: não é apenas a cópia literal e não autorizada de uma determinada obra − seja ela artística, literária ou científica. É também, e de forma mais comum, a apropriação indevida da produção intelectual de outro falseada por um modo diferente de escrever, pela utilização não referenciada de ideias/conceitos, entre outras possibilidades.
- Conceito de Autoplágio: configura-se como a publicação, parcial ou integralmente, de uma pesquisa que já foi publicada como sendo algo novo e original. Ressaltamos que o autoplágio não se confunde com a publicação de novas pesquisas que buscam dar continuidade a trabalhos anteriores, desde que esteja devidamente referenciado e indicado pelo autor(es). Embora possa não parecer, do ponto de vista dos direitos do autor, a configuração de um crime, constitui uma conduta acadêmica antiética. Nesse sentido, consideramos relevantes as diretrizes do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), disponíveis em https://www.gov.br/cnpq/pt-br/composicao/comissao-de-integridade/diretrizes
Destacamos que as submissões devem ser inéditas e não podem estar sendo avaliadas para publicação por outra revista. Também não aceitamos a duplicação de publicação ou tradução de artigo já presente em outro periódico ou como capítulo de livro. Os manuscritos em que forem confirmadas a incidência de plágio/autoplágio estarão sujeitos a recusa imediata de suas submissões.
Processo de Avaliação
Os manuscritos submetidos à Revista Ensaios serão, preliminarmente, examinados pela Comissão Editorial (desk review), que verificará a adequação aos seguintes requisitos da política editorial:
a) não configura plágio, de acordo com o processo de verificação;
b) segue rigorosamente as regras de formatação e de citação bibliográfica exigidas pela revista;
Após aprovação nessa fase, os manuscritos serão enviados aos pareceristas. As contribuições serão avaliadas por no mínimo dois pareceristas externos (peer review) no sistema de avaliação duplo-cega (double blind review), mantendo-se em sigilo o nome de autores(as) e pareceristas
Recursos e reclamações
Autores(as) podem enviar recursos, sugestões ou queixas relacionadas ao procedimento de avaliação ou resultados através do sistema de submissão ou ainda pelo e-mail revistaensaios.uff@gmail.com. Dependendo do caso, a decisão será estendida para discussão no âmbito da Comissão Editorial. A resolução emitida pelos editores será final e encerrará o processo de reivindicação.
Decisão Final
À Comissão Editorial é reservado o direito à decisão final sobre a publicação, mediante a avaliação satisfatória do artigo reformulado.
Sessões da Revista
Os tipos de manuscritos aceitam pela Ensaios devem seguir, com rigor, as diretrizes de formatação abaixo:
- Artigos Originais: Devem indicar título, resumo de no máximo 10 linhas e um conjunto de 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave (separadas por ponto e vírgula) que identifiquem seu conteúdo. Os artigos também devem conter as versões em inglês do título, resumo e palavras-chave (title, abstract e keywords) e devem ter no mínimo10 (dez) laudas, sem contar as referências bibliográficas. O limite máximo é de 20 (vinte) laudas, incluindo as referências.
- Resenhas: Serão aceitas resenhas de livros, obras cinematográficas e conteúdos audiovisuais (curta, média e longa metragem, documentários, ficções, animações, videoclipes, séries, vídeos etc.). As resenhas devem ter no mínimo3 (três) laudas e no máximo7 (sete) laudas; o título da resenha deve ser original; o autor/a deve indicar em sequência a referência (bibliográfica e fílmica) do trabalho resenhado, nome(s) do(s) do(s) autor(es) da obra e ano.
- Relatos de experiência:de aulas, projetos de extensão, projetos didáticos, oficinas, minicursos, fóruns, visitas técnicas, observações de pesquisa, dentre outros. Entre 5 e 10 laudas sem considerar referências bibliográficas.
- Revisões de Literatura:desde que expressamente relacionadas às Ciências Sociais, e área de humanidades. Entre 5 e 15 laudas.
- Notas de pesquisa:relatórios parciais e/ou finais de pesquisa de estudantes de graduação ou pós-graduação. Entre 5 e 15 laudas.
- Entrevistas: É imprescindível que as entrevistas contenham uma apresentação de no máximo uma lauda. Além disso, devem conter os nome(s) do(s) entrevistado(s) e entrevistador(es), indicando titulação, afiliação acadêmica, grupo de pesquisa (quando houver) e email para contato. Solicitamos o envio da declaração de autorizaçãodo(s) entrevistado(s) concordando com a publicação do trabalho, contendo dados e assinada em formato PDF. As entrevistas não devem exceder 10 (dez) laudas.
- Ensaios: Devem indicar apenas o título e conter a estrutura básica de introdução, fundamentação, conclusão e referências bibliográficas, possuindo no mínimo5 (cinco) e no máximo 8 (oito) páginas sem contar as referências bibliográficas.
- Etnografias visuais:propostas de ensaios nas mais diferentes linguagens visuais (fotografia, desenhos, gravura, colagem) resultantes de trabalhos etnográficos para compor as edições de 2020 e 2021 da revista. Os trabalhos podem conter até 8 imagens, acompanhados de uma breve introdução de até 2000 palavras relacionadas aos aspectos metodológicos e etnográficos do trabalho.
- Poesias/Poemas: Devem incluir título e autoria.
Formatação dos textos
Espaçamento de 1,5 (um e meio) entre linhas, parágrafo 1,5 (um e cinquenta), fonte Times New Roman, tamanho 12 (doze). As palavras em outras línguas devem estar em itálico (exceto em endereços URL). Alinhamento justificado, separação de sílabas.
Os conceitos e afirmações contidas nos artigos serão de inteira responsabilidade do(s) autor(es). A revisão ortográfica e gramatical também é de inteira responsabilidade do(s) autor(es) do artigo.
Citações de textos de outros autores com até três linhas devem ser colocadas no corpo do texto entre aspas; as que ultrapassarem três linhas devem ser feitas fora do corpo do texto com recuo de 4 cm sem aspas e com fonte tamanho 11 e espaçamento simples. As notas de rodapé são numeradas
Todas as informações explícitas referente ao autor/a, como auto-citações ou referências a trabalhos anteriores, devem ser anonimizadas tanto no corpo do texto como na bibliografia final de forma a garantir o sistema de anonimato. Por exemplo, a citação no texto de um artigo publicado pela autora do manuscrito Lucia Mattos em 2021, deve ser lida: “(AUTOR, 2021)”. Na lista de referências bibliográficas, a citação para este artigo deve ler-se somente “Autor (2021)”
Como expressão de transparência e reconhecimento das diferentes contribuições de pesquisadores, o texto final, no caso de aprovação para publicação, deve informar ao final do documento, de modo preciso, as contribuições específicas de cada autor/a. As/Os autoras/es também devem especificar formalmente se há ou não possíveis conflitos de interesse na realização e comunicação de suas pesquisas.
As referências bibliográficas devem conter: sobrenome do autor em letras maiúsculas; vírgula; nome do autor em letras minúsculas; ponto; título da obra em negrito; ponto; local da publicação; dois pontos; editora; vírgula; ano da publicação; ponto.
Ex: VELHO, G. Arte e Sociedade: ensaios de sociologia da arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1977.
Todos os quadros, figuras, imagens e mapas são numerados e identificados por um título, sendo colocados no final do texto, tendo este a indicação dos locais onde devem ser inseridos.
As Referências Bibliográficas são colocadas depois dos quadros e deverão conter apenas as obras referenciadas, ordenadas alfabeticamente. A responsabilidade pelos direitos autorais de reprodução de imagens ficará a cargo do/a autor/a.
Autoria
Identificação dos autores/as: Na primeira versão do texto original, a ser submetido para avaliação, não deve constar qualquer identificação do(s) autor(es), para não comprometer a avaliação cega. Após ser avaliado pelos pareceristas, e corrigidos pelos autores, é que deverão ser acrescentadas as informações sobre a autoria, ou seja, apenas na versão final.
Número de autores/as: Aceitam-se até três autores, por trabalho, desde que todos tenham contribuído para a execução da pesquisa.
Prazo
O processo editorial leva em média 6 meses a partir da data de recebimento do manuscrito. Este prazo é estabelecido segundo a média de artigos, podendo variar de trabalho para trabalho. Essa variação se deve a diversos fatores, como a celeridade dos avaliadores, cumprimento dos prazos de retorno e resposta etc. O prazo também varia de acordo com a quantidade de rodadas de revisão que cada manuscrito demandar.
Declaração de Direitos de Autor
A Ensaios reserva aos autores os direitos autorais dos textos publicados, enquanto aqueles concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo permitida a posterior reprodução do trabalho, desde que citada a devida fonte. Conceitos e opiniões expressos nos trabalhos publicados são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião editorial da Revista Ensaios.
Os dados coletados de usuários registrados e não registrados na Revista Ensaios se enquadram dentro do âmbito operacional padrão de periódicos científicos de revisão por pares.
A equipe editorial desta revista usa essas informações exclusivamente para orientar seu trabalho na publicação. Autores(as) de trabalhos publicados nesta revista são responsáveis por dados sobre pessoas que podem conter ou aparecer em pesquisas publicadas.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.