Submissões

Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Instruções para Autores

DIRETRIZES DE SUBMISSÃO

 

Submissões

O envio de manuscritos para avaliação deve ser feito através do sistema da revista após realização de cadastro. O preenchimento dos dados da autoria do artigo ou resenha deve ser o mais completo possível, incluindo sempre vínculo institucional, município/localidade e biografia. Palavras-chave, resumo e referências do envio também devem ser preenchidos corretamente. O arquivo de texto para avaliação deve ser anexado no sistema de submissão. Uma notificação automática é enviada pelo sistema quando um manuscrito é submetido à revista. Essa notificação é enviada para o e-mail do(a) autor(a) e serve como prova do envio. 

Termo de Originalidade

A Revista Ensaios possui um documento de preenchimento obrigatório na nossa política anti-plágio. Baixe o arquivo, preencha e envie junto com o texto de submissão

Publicações redundantes de mesma autoria não serão consideradas. No caso de submissões múltiplas de mesma autoria não será avaliado simultaneamente mais de um artigo, sendo considerada apenas a submissão mais antiga.

Também encorajamos autores(as) e coautores(as) a se registrarem previamente na plataforma ORCID para que, assim, possam fornecer o link de seu ORCID em seus perfis no nosso portal a fim de colaborar com os esforços de unificação da atribuição de autoria científica. Ao mesmo tempo, sugerimos a pesquisadores(as) brasileiros(as) a conexão do ORCID à Plataforma Lattes.

 

Anonimato dos trabalhos

Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, para submissões à revista, é necessário desidentificar autores e avaliadores durante o processo de editoração. Isso demanda que autores, editores e pareceristas tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento, uma vez que estão passíveis de enviar documentos para o sistema durante o processo avaliativo. Recomendamos que:

  1. Textos próprios podem ser utilizados como referências, mas o nome e sobrenome devem ser substituídos com "Autor(a)" e o ano em referências e notas de rodapé, em vez de nomes de autores, título do artigo etc.
  2. em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.
  3. em PDFs, os nomes dos autores também devem ser removidos das Propriedades do Documento, em Arquivo no menu principal do Adobe Acrobat.

 

Políticas de verificação de plágio/autoplágio

Antes de serem encaminhados para avaliação pelos pares, os manuscritos submetidos à Revista Ensaios, são examinados no software CopySpider de detecção de plágio, ou similares. Eventuais suspeitas identificadas pela ferramenta serão avaliadas manualmente pela Comissão Editorial, com base em referenciais acadêmicos e legais sobre a questão.

A revista se comunicará diretamente com os(as) autores(as) em casos de suspeitas da incidência de plágio/autoplágio para eventuais esclarecimentos. Nesses casos, a Comissão objetiva a publicação de trabalhos originais e inéditos, tendo como orientação a ética acadêmica e as boas condutas de pesquisa. A revista tem como princípio informar seus autores(as) e coautores(as) sobre as formas mais comuns de plágio, a fim de conhecê-las e evitá-las. Adotamos como orientação editorial os seguintes conceitos:

 

  • Conceito de Plágio: não é apenas a cópia literal e não autorizada de uma determinada obra − seja ela artística, literária ou científica. É também, e de forma mais comum, a apropriação indevida da produção intelectual de outro falseada por um modo diferente de escrever, pela utilização não referenciada de ideias/conceitos, entre outras possibilidades.
  • Conceito de Autoplágio: configura-se como a publicação, parcial ou integralmente, de uma pesquisa que já foi publicada como sendo algo novo e original. Ressaltamos que o autoplágio não se confunde com a publicação de novas pesquisas que buscam dar continuidade a trabalhos anteriores, desde que esteja devidamente referenciado e indicado pelo autor(es). Embora possa não parecer, do ponto de vista dos direitos do autor, a configuração de um crime, constitui uma conduta acadêmica antiética. Nesse sentido, consideramos relevantes as diretrizes do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), disponíveis em https://www.gov.br/cnpq/pt-br/composicao/comissao-de-integridade/diretrizes

Destacamos que as submissões devem ser inéditas e não podem estar sendo avaliadas para publicação por outra revista. Também não aceitamos a duplicação de publicação ou tradução de artigo já presente em outro periódico ou como capítulo de livro. Os manuscritos em que forem confirmadas a incidência de plágio/autoplágio estarão sujeitos a recusa imediata de suas submissões.

 

Processo de Avaliação

Os manuscritos submetidos à Revista Ensaios serão, preliminarmente, examinados pela Comissão Editorial (desk review), que verificará a adequação aos seguintes requisitos da política editorial:

a) não configura plágio, de acordo com o processo de verificação;

b) segue rigorosamente as regras de formatação e de citação bibliográfica exigidas pela revista;

Após aprovação nessa fase, os manuscritos serão enviados aos pareceristas. As contribuições serão avaliadas por no mínimo dois pareceristas externos (peer review) no sistema de avaliação duplo-cega (double blind review), mantendo-se em sigilo o nome de autores(as) e pareceristas

 

Recursos e reclamações

Autores(as) podem enviar recursos, sugestões ou queixas relacionadas ao procedimento de avaliação ou resultados através do sistema de submissão ou ainda pelo e-mail revistaensaios.uff@gmail.com. Dependendo do caso, a decisão será estendida para discussão no âmbito da Comissão Editorial. A resolução emitida pelos editores será final e encerrará o processo de reivindicação.

 

Decisão Final

À Comissão Editorial é reservado o direito à decisão final sobre a publicação, mediante a avaliação satisfatória do artigo reformulado.

 

Sessões da Revista

 Os tipos de manuscritos aceitam pela Ensaios devem seguir, com rigor, as diretrizes de formatação abaixo:

  • Artigos Originais: Devem indicar título, resumo de no máximo 10 linhas e um conjunto de 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave (separadas por ponto e vírgula) que identifiquem seu conteúdo.  Os artigos também devem conter as versões em inglês do título, resumo e palavras-chave (title, abstract e keywords) e devem ter no mínimo10 (dez) laudas, sem contar as referências bibliográficas. O limite máximo é de 20 (vinte) laudas, incluindo as referências. 
  • Resenhas: Serão aceitas resenhas de livros, obras cinematográficas e conteúdos audiovisuais (curta, média e longa metragem, documentários, ficções, animações, videoclipes, séries, vídeos etc.). As resenhas devem ter no mínimo3 (três) laudas e no máximo7 (sete) laudas; o título da resenha deve ser original; o autor/a deve indicar em sequência a referência (bibliográfica e fílmica) do trabalho resenhado, nome(s) do(s) do(s) autor(es) da obra e ano.
  • Relatos de experiência:de aulas, projetos de extensão, projetos didáticos, oficinas, minicursos, fóruns, visitas técnicas, observações de pesquisa, dentre outros. Entre 5 e 10 laudas sem considerar referências bibliográficas.
  • Revisões de Literatura:desde que expressamente relacionadas às Ciências Sociais, e área de humanidades. Entre 5 e 15 laudas.
  • Notas de pesquisa:relatórios parciais e/ou finais de pesquisa de estudantes de graduação ou pós-graduação. Entre 5 e 15 laudas.
  • Entrevistas: É imprescindível que as entrevistas contenham uma apresentação de no máximo uma lauda. Além disso, devem conter os nome(s) do(s) entrevistado(s) e entrevistador(es), indicando titulação, afiliação acadêmica, grupo de pesquisa (quando houver) e email para contato. Solicitamos o envio da declaração de autorizaçãodo(s) entrevistado(s) concordando com a publicação do trabalho, contendo dados e assinada em formato PDF. As entrevistas não devem exceder 10 (dez) laudas.
  • Ensaios: Devem indicar apenas o título e conter a estrutura básica de introdução, fundamentação, conclusão e referências bibliográficas, possuindo no mínimo5 (cinco) e no máximo 8 (oito) páginas sem contar as referências bibliográficas.
  • Etnografias visuais:propostas de ensaios nas mais diferentes linguagens visuais (fotografia, desenhos, gravura, colagem) resultantes de trabalhos etnográficos para compor as edições de 2020 e 2021 da revista. Os trabalhos podem conter até 8 imagens, acompanhados de uma breve introdução de até 2000 palavras relacionadas aos aspectos metodológicos e etnográficos do trabalho. 
  • Poesias/Poemas: Devem incluir título e autoria.

 

Formatação dos textos

Espaçamento de 1,5 (um e meio) entre linhas, parágrafo 1,5 (um e cinquenta), fonte Times New Roman, tamanho 12 (doze). As palavras em outras línguas devem estar em itálico (exceto em endereços URL). Alinhamento justificado, separação de sílabas.

Os conceitos e afirmações contidas nos artigos serão de inteira responsabilidade do(s) autor(es). A revisão ortográfica e gramatical também é de inteira responsabilidade do(s) autor(es) do artigo.

Citações de textos de outros autores com até três linhas devem ser colocadas no corpo do texto entre aspas; as que ultrapassarem três linhas devem ser feitas fora do corpo do texto com recuo de 4 cm sem aspas e com fonte tamanho 11 e espaçamento simples. As notas de rodapé são numeradas

Todas as informações explícitas referente ao autor/a, como auto-citações ou referências a trabalhos anteriores, devem ser anonimizadas tanto no corpo do texto como na bibliografia final de forma a garantir o sistema de anonimato. Por exemplo, a citação no texto de um artigo publicado pela autora do manuscrito Lucia Mattos em 2021, deve ser lida: “(AUTOR, 2021)”. Na lista de referências bibliográficas, a citação para este artigo deve ler-se somente “Autor (2021)”

Como expressão de transparência e reconhecimento das diferentes contribuições de pesquisadores, o texto final, no caso de aprovação para publicação, deve informar ao final do documento, de modo preciso, as contribuições específicas de cada autor/a. As/Os autoras/es também devem especificar formalmente se há ou não possíveis conflitos de interesse na realização e comunicação de suas pesquisas.

As referências bibliográficas devem conter: sobrenome do autor em letras maiúsculas; vírgula; nome do autor em letras minúsculas; ponto; título da obra em negrito; ponto; local da publicação; dois pontos; editora; vírgula; ano da publicação; ponto.

Ex: VELHO, G. Arte e Sociedade: ensaios de sociologia da arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1977.

Todos os quadros, figuras, imagens e mapas são numerados e identificados por um título, sendo colocados no final do texto, tendo este a indicação dos locais onde devem ser inseridos. 

As Referências Bibliográficas são colocadas depois dos quadros e deverão conter apenas as obras referenciadas, ordenadas alfabeticamente. A responsabilidade pelos direitos autorais de reprodução de imagens ficará a cargo do/a autor/a.

 

Autoria

Identificação dos autores/as: Na primeira versão do texto original, a ser submetido para avaliação, não deve constar qualquer identificação do(s) autor(es), para não comprometer a avaliação cega. Após ser avaliado pelos pareceristas, e corrigidos pelos autores, é que deverão ser acrescentadas as informações sobre a autoria, ou seja, apenas na versão final.

Número de autores/as: Aceitam-se até três autores, por trabalho, desde que todos tenham contribuído para a execução da pesquisa.

 

Prazo

O processo editorial leva em média 6 meses a partir da data de recebimento do manuscrito. Este prazo é estabelecido segundo a média de artigos, podendo variar de trabalho para trabalho. Essa variação se deve a diversos fatores, como a celeridade dos avaliadores, cumprimento dos prazos de retorno e resposta etc. O prazo também varia de acordo com a quantidade de rodadas de revisão que cada manuscrito demandar.

Política de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.