O SAMBA NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Altair Caetano CEFET

Resumo

O presente artigo versa sobre as possibilidades de diálogo entre o samba e o ensino da Geografia. O samba é um bem cultural integrante do patrimônio imaterial brasileiro, símbolo da brasilidade, eminentemente ligado às culturas negras (re)construídas no Brasil. Destarte, ele pode aparecer como ferramenta pedagógica e/ou didática no ensino da Geografia para leitura e apreensão das coisas do mundo. As novas abordagens da Geografia, advindas do seu movimento de renovação, abriram múltiplos caminhos para que outras práticas contribuíssem para o seu ensino. Dessa forma, o artigo é mais um subsídio para os debates alusivos as práticas de ensino da Geografia e a implementação da Lei Nº 10639/03 nesta área de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Altair Caetano, CEFET

Professor de Geografia do ensino básico e mestrando em Relações Étnico-Raciais no CEFET-RJ

Publicado

2014-11-09

Edição

Seção

Artigos