A POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA ATUAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: RETROCESSOS E CONSEQUÊNCIAS PARA O BRASIL DO FUTURO

Autores

  • Renan Yamasaki Veiga de Barros UNESP (campus Rio Claro) - Laboratório de Estudos sobre Desenvolvimento e Geopolítica (LEDGE), Departamento de Geografia e Planejamento Ambiental (DGPA). https://orcid.org/0000-0003-0546-9230

DOI:

https://doi.org/10.22409/eg.v5i9.42413

Resumo

A análise disposta no texto dedica-se a compreender, através de notícias, artigos e documentos, os rumos da nova política externa brasileira definida pelo governo Bolsonaro e suas prováveis implicações negativas no médio e longo prazo. Não obstante, buscamos avaliar as consequências do abandono do pragmatismo nas relações políticas do Brasil e como isso influenciaria a dinâmica de cooperação no cenário mundial em tempos de pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renan Yamasaki Veiga de Barros, UNESP (campus Rio Claro) - Laboratório de Estudos sobre Desenvolvimento e Geopolítica (LEDGE), Departamento de Geografia e Planejamento Ambiental (DGPA).

Aluno de graduação em Geografia, Instituto de Geociências e Ciências Exatas - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, campus de Rio Claro). Atualmente é membro integrante do Laboratório de Estudos sobre Desenvolvimento e Geopolítica (LEDGE) do Departamento de Planejamento Territorial e Geoprocessamento, e do Laboratório de Apoio ao Estudo da Geografia (LAEGE) do Departamento de Geografia, da UNESP campus de Rio Claro. Área de interesse: Geopolítica, integração regional, política externa brasileira, relações internacionais e educação geográfica.

Downloads

Publicado

2020-05-29

Como Citar

DE BARROS, R. Y. V. A POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA ATUAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: RETROCESSOS E CONSEQUÊNCIAS PARA O BRASIL DO FUTURO. Ensaios de Geografia, v. 5, n. 9, p. 136-141, 29 maio 2020.