ABORDAGEM TEÓRICO-METODOLÓGICA DO COMPONENTE FÍSICO-NATURAL SOLO NA FORMAÇÃO CONTINUADA E A CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.22409/eg.v8i18.50270Palavras-chave:
Ensino de solo, Erosão, Ensino-aprendizagem, Formação de professoresResumo
O presente artigo consiste em um recorte do trabalho monográfico de conclusão do curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I. O estudo tem por objetivo discutir a relação entre a abordagem do componente solo na formação continuada e o modo como esse tema é trabalhado na Educação Básica. Para tanto, tomou-se como referência analítica o contexto formativo e de atuação docente de uma turma do Curso de Especialização em Ensino de Geografia, ofertada pela Universidade anteriormente citada. Metodologicamente, adotou-se uma pesquisa de cunho qualitativo, do tipo pesquisa-ação. A partir dos resultados obtidos, concluiu-se que se faz necessário repensar o ensino de solo na formação de professores. Ademais, é preciso problematizar a forma como assunto é abordado na Educação Básica no contexto da prática docente, que deve se voltar para uma aprendizagem mais prazerosa e significativa.
Downloads
Referências
ANDRADE, M. C. Geografia: Ciência da sociedade. Recife: Ed. Universidade da UFPE, 2008.
BOTELHO, J. S.; MARQUES, J. D. O.; OLIVEIRA, A. N. S. Experimentos em laboratório para o ensino sobre solos na disciplina de geografia. Educitec, Manaus, v. 5, n. 10, p. 228-248. Ed. Especial, 2019. Disponível em: <https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/issue/view/13>. Acesso em: 19 set. 2020.
CALLAI, H. C. O conhecimento geográfico e a formação do professor de Geografia. Revista Geográfica da América Central, Heredia, v. 2, n. 47, p. 1-20, julho-dezembro, 2011. Disponível em: <https://www.revistas.una.ac.cr/index.php/geografica/article/view/2598>. Acesso em 18 fev. 2021.
CHRISTOPHERSON, R. W. Geossistemas: uma introdução à geografia física. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.
DARDEL, E. O Homem e a Terra: natureza da realidade geográfica. Trad. Werther Holzer. São Paulo: Perspectiva, 2015.
GOMES, P. C. C. Quadros geográficos: uma forma de ver, uma forma de pensar. 1. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017.
GUERRA, A. J. T. Processos erosivos nas encostas. In: GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. da. (Orgs.). Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998, p.149-209.
KAERCHER, N. A.; BOHRER, M. Docencio, logo, existo. Crenças que movem o professor formador de professores: que diferenças podemos fazer em nossos alunos?. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 10, n. 19, p. 323-344, jan./jun., 2020. Disponível em: <https://www.revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/revistaedugeo/article/view/743>. Acesso em: 07 mar. 2022.
LANDAU, E. C.; SANS, L. M. A.; SANTANA, D. P. Cultivo do milho. Sistemas de Produção. Versão Eletrônica. 4. ed. Brasília: EMBRAPA, 2008.
LEPSCH, I. F. 19 lições de pedologia. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
NAKASHIMA, M. R.; ALVES, G. B.; BARREIROS, A. M.; QUEIROZ NETO, J. P. Dos solos à paisagem: uma discussão teórico-metodológica. Revista da ANPEGE, [S. l.], v. 13, n. 20, p. 30–52, 2017. DOI: 10.5418/RA2017.1320.0003. Disponível em: <https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6898>. Acesso em: 10 jul. 2021.
ODUM, E. P. Fundamentos da Ecologia. Trad. António Manuel de Azevedo Gomes. 6. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001. 927p.
OLIVEIRA, F. F.; SANTOS, R. E. S.; ARAUJO, R. C. Processos erosivos: dinâmica, agentes causadores e fatores condicionantes. Revista Brasileira de Iniciação Científica, Itapetininga, v. 5, n. 3, p. 60-83, abr./jun., 2018. Disponível em: <https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/699/928>. Acesso em: 2 set. 2020.
OLIVEIRA, A. U. A mundialização do capital e a crise do neoliberalismo: o lugar mundial da agricultura brasileira. Geousp, s/l, v. 19, n. 2, p. 229-245, 2015. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/102776/105612>. Acesso em: 10 maio 2020.
QUINTANA, A. C.; HACON, V. O desenvolvimento do capitalismo e a crise ambiental. O Social em Questão, ano XIV, n. 25/26, p. 427-444, 2011. Disponível em: <http://osocialemquestao.ser.puc-rio.br/media/21_OSQ_25_26_Quintana_e_Hacon.pdf>. Acesso em: 07 mar. 2022.
RESENDE, M. S. A Geografia do aluno trabalhador. Caminhos para uma prática de Ensino. São Paulo: Loyola, 1986.
SANTOS, A. F. L.; REINALDO, L. R. L. R. Ressignificando o ensino de Geografia através de práticas de solo. Geografia, Rio Claro, v. 45, n. 1. jan./jun. 2020. Disponível em: <https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/ageteo/article/view/14794>. Acesso em: 10 mar. 2021.
SANTOS, J. D.; CATUZZO, H. O chão que você pisa: práticas itinerantes para o ensino de solos. Terrae Didática, v. 16, p. 1-14. 2020. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8657202/22208>. Acesso em: 14 set. 2020.
SANTOS, R. C.; GUERRA, A. J. T. Avaliação da erosão dos solos na bacia hidrográfica do Rio Pequeno, Paraty-RJ. GEOSABERES: Revista de Estudos Geoeducacionais, Fortaleza, v. 12, n. 1, p. 23-41, 2021. Disponível em: <https://www.redalyc.org/journal/5528/552866526010/>. Acesso em: 08 jan. 2022.
SILVA, M. S. L. da. Estudos da erosão. Embrapa, Petrolina - PE, 1995. Disponível em: <https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/handle/doc/133340>. Acesso em: 10 set. 2020.
SOUZA, V. C.; CASTELLAR, S. M. V. Formação de professores para ensinar Geografia nos anos iniciais: encaminhamentos didáticos sobre a cidade. Revista AGALI Journal, v. 10, p. 29-43, 2020. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/7461252.pdf>. Acesso em: 05 mar. 2022.
SOUZA, A. S.; FURRIER, M.; LAVOR, L. F. Solos nos livros didáticos: contextualização e proposta de mapas temáticos. Terrae Didat, Campinas, v. 17, p. 1-13, 2021. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8663686/26395>. Acesso em: 04 jan. 2022.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2008.
TOMAZ, A.; SARTOR, S. B. Atividades para Trabalhar Didaticamente Conteúdos de Geografia na 6ª Série do Ensino Fundamental. Associação dos Geográficos Brasileiros, Porto Alegre, v. 31, n. 25, p. 01-10, jun., 2010. Disponível em: . Acesso em: 22 jul. 2020.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Da Revista (Ensaios de Geografia) e do Autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Atribuição CC BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.