ABORDAGEM TEÓRICO-METODOLÓGICA DO COMPONENTE FÍSICO-NATURAL SOLO NA FORMAÇÃO CONTINUADA E A CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/eg.v8i18.50270

Palavras-chave:

Ensino de solo, Erosão, Ensino-aprendizagem, Formação de professores

Resumo

O presente artigo consiste em um recorte do trabalho monográfico de conclusão do curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I. O estudo tem por objetivo discutir a relação entre a abordagem do componente solo na formação continuada e o modo como esse tema é trabalhado na Educação Básica. Para tanto, tomou-se como referência analítica o contexto formativo e de atuação docente de uma turma do Curso de Especialização em Ensino de Geografia, ofertada pela Universidade anteriormente citada. Metodologicamente, adotou-se uma pesquisa de cunho qualitativo, do tipo pesquisa-ação. A partir dos resultados obtidos, concluiu-se que se faz necessário repensar o ensino de solo na formação de professores. Ademais, é preciso problematizar a forma como assunto é abordado na Educação Básica no contexto da prática docente, que deve se voltar para uma aprendizagem mais prazerosa e significativa.

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Biografia do Autor

Anderson Felipe Leite dos Santos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCT-UNESP)

Mestrando em Geografia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCT/UNESP). 

Lediam Rodrigues Lopes Ramos Reinaldo, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Mestre em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutora em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Professora Titular do Departamento de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Maria Marta dos Santos Buriti, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Graduada em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora Substituta do Departamento de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba. (UEPB). 

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Publicado

2022-08-31

Como Citar

SANTOS, A. F. L. DOS .; REINALDO, L. R. L. R.; BURITI, M. M. DOS S. ABORDAGEM TEÓRICO-METODOLÓGICA DO COMPONENTE FÍSICO-NATURAL SOLO NA FORMAÇÃO CONTINUADA E A CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Ensaios de Geografia, v. 9, n. 18, p. 12-40, 31 ago. 2022.

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