v. 9 n. 18 (2022): Ensaios de Geografia

					Visualizar v. 9 n. 18 (2022): Ensaios de Geografia

Mais uma tarde de 27 de setembro, dia da celebração à São Cosme e Damião e conhecido aqui na Ilha da Conceição como "Dia de Pegar Doce". Pela primeira vez saí nas ruas desse bairro que nasci, cresci e peguei muito doce, para fotografar as crianças na rua, com suas grandes mochilas e suas mãos melecadas de açúcar. 

Tenho lembranças incríveis dos meus "dias de pegar doce" e essa data no ano de 2021 foi muito importante pra mim, todas as mães, tias e as próprias crianças posaram para fotos e adoraram o fato de ter alguém registrando esse dia movimentado na comunidade. Encontrei ex-professoras, parentes e antigas amigas com seus filhos na rua.

No meio do caminho encontrei uma senhora passeando com um cachorro e um gato na coleira, ela estava vestida com uma camisa com camuflagem de exército e uma saia vermelho-sangue. Paramos para conversar e a senhora me disse que os bichinhos adoram passear, que ela nem morava no bairro e que também estava na rua para observar as crianças. Eu disse à ela que quando criança, muitas vezes eu pegava carona nos ônibus e vans dentro do bairro para ir até em casa descarregar a minha mochila de doces de tão cansada que eu ficava de correr pelas ruas durante todo o dia.

Enquanto direcionava o pequeno gatinho para eu fotografar, ela me pediu para não fotografar o seu rosto. Deixo aqui o meu registro dessa senhora que me proporcionou um encontro tão inusitado e um clique de alguém que já andou muito, mas que eu não esperava encontrar nesse dia ensolarado e cheio de crianças correndo na rua.

 

Largo do Sol, Ilha da Conceição, Niterói, 27 de setembro de 2021.
Canon T7, lente 18-55mm

Ariany Fernandes
Fotógrafa 
Contato: ariany.contato@gmail.com

 

Publicado: 2022-08-31

Editorial

Entrevistas

Leituras