O ENSINO DE GEOGRAFIA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
desafios e possibilidades de uma práxis revolucionária
DOI:
https://doi.org/10.22409/eg.v8i18.51028Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Organização do trabalho didático, Práticas pedagógicasResumo
O presente artigo objetiva discutir a categoria Organização do Trabalho Didático à luz da Ciência da História. A partir dessa perspectiva teórica, refletir sobre os desafios e as possibilidades da aprendizagem no ensino de Geografia usando como referências os pensadores Gilberto Alves (2005; 2012) e Dermeval Saviani (2008; 2009). Nesse contexto, os professores de Geografia são desafiados a ressignificar suas práticas pedagógicas para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem para uma práxis revolucionária. A metodologia utilizada neste artigo foi a pesquisa bibliográfica, a qual norteou os principais temas conceituais partindo da perspectiva marxiana. Em síntese, conclui-se que os resultados apresentados não atendem mais às exigências sociais de nosso tempo.
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