O ENSINO DE GEOGRAFIA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

desafios e possibilidades de uma práxis revolucionária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/eg.v8i18.51028

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Organização do trabalho didático, Práticas pedagógicas

Resumo

O presente artigo objetiva discutir a categoria Organização do Trabalho Didático à luz da Ciência da História. A partir dessa perspectiva teórica, refletir sobre os desafios e as possibilidades da aprendizagem no ensino de Geografia usando como referências os pensadores Gilberto Alves (2005; 2012) e Dermeval Saviani (2008; 2009). Nesse contexto, os professores de Geografia são desafiados a ressignificar suas práticas pedagógicas para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem para uma práxis revolucionária. A metodologia utilizada neste artigo foi a pesquisa bibliográfica, a qual norteou os principais temas conceituais partindo da perspectiva marxiana. Em síntese, conclui-se que os resultados apresentados não atendem mais às exigências sociais de nosso tempo.

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Biografia do Autor

Silvano Artur Busch Vergutz, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)

Coordenador Pedagógico no município de Ponta Porã/MS. Discente no Mestrado Profissional em Educação (PROFEDUC/UEMS).

Marsiel Pacífico, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Doutor em Educação (UFSCar). Professor Adjunto na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) Docente Permanente no Mestrado Profissional em Educação (PROFEDUC/UEMS).

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Publicado

2022-08-31

Como Citar

VERGUTZ, S. A. B.; PACÍFICO, M. O ENSINO DE GEOGRAFIA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: desafios e possibilidades de uma práxis revolucionária. Ensaios de Geografia, v. 9, n. 18, p. 111-126, 31 ago. 2022.