Geografia da população e prática de ensino

a proposta de uma cartilha sob o viés da diversidade sexual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/eg.v8i17.51924

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Geografia da população, Prática de ensino, Recurso didático, Diversidade sexual

Resumo

Esta pesquisa resulta das reflexões operadas na disciplina Prática de Ensino, do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Viçosa, na qual elaboramos uma cartilha portadora de conteúdo geográfico direcionada para o Ensino Fundamental II. O produto educacional foi pensado a partir da observação das pesquisadoras no campo de estágio sobre as experiências espaciais vivenciadas por grupos submetidos a regimes de opressão no espaço escolar. Para sua confecção, nos baseamos nos documentos normativos da Educação Básica e na bibliografia existente sobre essa temática. Em nossas análises utilizamos os interseccionados marcadores sociais: gênero e sexualidade. O objetivo do recurso didático, com potencial para ser desenvolvido na área de Geografia da População, foi apresentar uma proposta de prática de ensino diferenciada nesta área, de modo a problematizar atitudes consideradas opressoras no espaço escolar e fora dele. Sua produção representa uma prática pedagógica e um instrumento de reflexão para a práxis docente, possuindo relevância educativa, acadêmica e social.

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Biografia do Autor

Dayana Debossan Coelho, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói-RJ, Brasil

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É colaboradora no Núcleo de Estudos e Pesquisas Agroambientais (NEPAM) na linha de pesquisa Sociedade, Agricultura e Meio-Ambiente. Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atua junto ao Laboratório Geografia Histórica das Cidades e Territórios - GEHOCITE, do Departamento de Geografia.   Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Lilian Aparecida de Souza, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói-RJ, Brasil

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal Fluminense. Possui licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, graduação em Turismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), especialização em Estudos Latino americanos pela UFJF em parceria com a Escola Nacional Florestan Fernandes, e mestrado em Geografia no Programa de Pós Graduação em Geografia da UFJF. Integra o Núcleo de Pesquisa Geografia, Espaço e Ação (NuGea - UFJF).

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Publicado

2022-07-31

Como Citar

COELHO, D. D.; SOUZA, L. A. DE. Geografia da população e prática de ensino: a proposta de uma cartilha sob o viés da diversidade sexual. Ensaios de Geografia, v. 8, n. 17, p. 15-38, 31 jul. 2022.