Educação de jovens e adultos trabalhadores e relações étnico-raciais e e ensino de geografia
que espaço essa tríade ocupa nos periódicos da área de geografia?
DOI:
https://doi.org/10.22409/eg.v8i17.52149Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Interseccionalidade, Relações étnico-raciais, Ensino de GeografiaResumo
O presente artigo traz para a discussão o tema da Educação de Jovens e Adultos e suas intersecções nos campos das relações étnico-raciais e de classe, associando ainda ao ensino da Geografia. O objetivo aqui é apresentar um levantamento das pesquisas acadêmicas realizadas sobre os temas centrais “Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores, Questão Racial e Ensino de Geografia”, usando como método a busca pelo Estado da Arte. Desse modo, foram realizados amplo levantamento e análise das pesquisas acerca do tema no período entre 2006-2016 nas principais associações e revistas especializadas. Pretendeu-se com isso cartografar, ou seja, mapear as pesquisas que envolvem as referidas temáticas.
Downloads
Referências
ANJOS, Rafael Sanzio Araújo dos. Cartografia da diáspora África – Brasil, Revista da ANPEGE, Brasília, v. 07, n. 01, número especial, p. 261-274, 2011. Disponível em: <https://doi.org/10.5418/RA2011.0701.0022>. Acesso em: 21 nov. 2021.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Concepções teórico-metodológicas da Geografia escolar no mundo contemporâneo e abordagens no ensino. In: DALBEN, Ângela; DINIZ, Júlio; LEAL, Leiva; SANTOS, Lucíola (Orgs.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 368-391.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia escolar: reflexões sobre conhecimentos articulados na teoria e na prática docentes. In: XVI Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino -ENDIPE, UNICAMP, Campinas, 2012.
CIRQUEIRA, Diogo Marçal; CORRÊA, Gabriel Siqueira. Questão étnico-racial na geografia brasileira: um debate introdutório sobre a produção acadêmica nas pós-graduações. Revista da ANPEGE, Dourados, v. 10, p. 29-58, 2014. Disponível em: <https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6476/3455>. Acesso em: 20 nov. 2021.
CRENSHAW, Kimberlé. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero, Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 10, n. 1, p.171-188, 2002. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/ref/a/mbTpP4SFXPnJZ397j8fSBQQ/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 10 nov. 2021.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, São Paulo, ano XXIII, n. 79, p. 257-272, 2002. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013>. Acesso em: 05 nov. 2021
GOMES, Nilma Lino. Educação de Jovens e Adultos e questão racial: algumas reflexões iniciais. In: SOARES, Leôncio; GIOVANETTI, Maria Amélia (org.). Diálogos na Educação de Jovens e Adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. p. 87-104.
HENRIQUES, Ricardo. Desigualdade racial no Brasil: evolução das condições de vida na década de 90. Brasília: Ipea, 2001.
OLIVEIRA, Heli Sabino de. Educação de Jovens e Adultos e religiosidades de matrizes africanas: afirmação de identidade e demarcação da diferença. 2015. Trabalho apresentado no GT 18 – Educação de Pessoas Jovens e adultas. Anais da 37ª Reunião Anual da ANPEd, Florianópolis, 2015. Disponível em: <https://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt18-4535.pdf>. Acesso em: 15 mai. 2021. 2015.
PASSOS, Joana Celia dos. Escolarização de jovens negros e negras. In: OLIVEIRA, Iolanda; PETRONILHA, Beatriz Gonçalves e Pinto; PINTO, Regina Pahim. (Orgs.). Negro e educação: escola, identidades, cultura e políticas públicas. São Paulo: ANPED; Ação Educativa, 2005, v. 03, p. 53-65. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/acervo-linha-editorial/publicacoes-diversas/temas-interdisciplinares/negro-e-educacao-escola-identidades-cultura-e-politicas-publicas>. Acesso em: 10 jan. 2022.
PASSOS, Joana Celia dos. Jovens negros: trajetórias escolares, desigualdades e racismo. 2006. Trabalho apresentado no GT 21 – Afro-brasileiros e educação. Anais da 29ª Reunião anual da ANPEd, Caxambu, 2006. Disponível em: <http://29reuniao.anped.org.br/trabalhos/trabalho/GT21-1846--Int.pdf>. Acesso em: 20 mai. 2021.
PASSOS, Joana Celia dos. A “ausência-presença” das questões raciais na EJA e as desigualdades. 2012. Trabalho apresentado no GT 21 – Afro-brasileiros e educação. Anais da 35º Reunião da ANPEd, Porto de Galinhas, 2012. Disponível em: <http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/trabalhos/GT21%20Trabalhos/GT21-1429_int.pdf>. Acesso em: 21 mai. 2021. 2012.
PONTUSCHKA, Nídia Nacib. A Geografia: ensino e pesquisa. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri (org.). Novos Caminhos da Geografia. São Paulo: Contexto, 2005. p. 111-142.
PONTUSCHKA, Nídia Nacib. A formação inicial do professor: debates. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Belo Horizonte: ENDIPE, 2010. p. 457-469.
PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. A Geografia dos sistema mundo moderno-colonial numa perspectiva subalterna. In: SANTOS, Renato Emerson (org.). Diversidade, Espaço e Relações Étnico-Raciais: O negro na Geografia do Brasil. Rio de Janeiro: Autêntica, 2007. p. 7-11.
QUEIROZ, Thiago Augusto Nogueira de. África e a geografia escolar: uma experiência no Ensino Fundamental II, Revista Brasileira de Educação em Geografia [eletrônica], v. 5, n. 9, p. 164-185, 2015. Disponível em: < https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/172/155>. Acesso em: 20 jan. 2021.
ROSSI, Rafael; FURLANETTI, Maria Peregrina de Fatima Rotta. Poder, Cultura e Território: a educação de jovens, adultos e idosos como luta e resistência em Presidente Prudente – SP, Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 2, n. 4, p. 65-83, 2012. Disponível em: <https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/57/78>. Acesso em: 15 nov. 2021.
SANTOS, Renato Emerson dos. O ensino de Geografia do Brasil e as relações raciais: reflexões a partir da lei 10.639. In: SANTOS, Renato Emerson dos (org.). Diversidade, espaço e relações étnico-raciais: O negro na Geografia do Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 21-42.
SANTOS, Enio Jose Serra dos. O mundo do trabalho na geografia a ser ensinada na educação de jovens e adultos, Revista Brasileira de Educação em Geografia, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 24-46, 2011. Disponível em: <https://www.revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/14>. Acesso em: 20 nov. 2021.
SILVA, Analise de Jesus da. Estado do conhecimento sobre EJA, TICS e suas interfaces na Região Metropolitana de Belo Horizonte (1996-2009): onde estão os jovens negros? Trabalho apresentado no GT 18 – Educação de pessoas jovens e adultas. Anais da 36ª Reunião anual da ANPEd, Goiânia, 2013a. Disponível em: <https://www.anped.org.br/sites/default/files/gt18_3281_texto.pdf>. Acesso em: 29 mai. 2021. 2013a.
SILVA, Natalino Neves da. A (in)visibilidade da juventude negra na EJA percepções do sentimento fora do lugar. 2013b. Trabalho apresentado no GT 21 – Educação e relações étnico-raciais. Anais da 36ª Reunião anual da ANPEd, Goiânia, 2013b. Disponível em: <http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt21_trabalhos_pdfs/gt21_2892_texto.pdf>. Acesso em: 31 mai. 2021. 2013b.
SILVA, Francisca Jocineide da Costa; CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de. O Estado da Arte das pesquisas educacionais sobre Gênero e Educação Infantil: uma introdução. In: 18º Encontro Nacional da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisas Sobre a Mulher e Relações de Gênero REDOR, p. 346-362, 2014, Recife-PE.
SILVÉRIO, Valter Roberto. A diferença como realização da liberdade. In: ABRAMOWICK, Anete; BARBOSA, Lúcia Maria Assunção; SILVÉRIO, Valter Silvério (Orgs.). Educação como prática da diferença. Campinas: Armazém do Ipê (Autores Associados), 2006. p. 5-20.
VIEIRA, Carlos Eduardo; SOUSA, Sandra Maria Zákia Lian. A Revista Brasileira de Educação e a difusão da pesquisa educacional (2007-2011). Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 50, p. 463-482, 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v17n50/v17n50a11.pdf >. DOI: 10.1590/s1413-24782012000200011. Acesso em: 18 nov. 2021.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Da Revista (Ensaios de Geografia) e do Autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Atribuição CC BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.