CARTOGRAFIA PARTICIPATIVA COMO DIÁLOGO ENTRE SABERES

ontologia, epistemologia, metodologia e aplicações na construção social do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/eg.v8i16.52257

Palavras-chave:

Cartografia Participativa, Diálogo de Saberes, Ontologia, Epistemologia, Contra-hegemonia, Empoderamento Social

Resumo

Este artigo se caracteriza como um ensaio, e objetiva ilustrar a especificidade da cartografia participativa no âmbito da cartografia em geral, marcando-a como uma proposição de objeto intermediário para o uso da ciência com fins contra-hegemônicos. Para isso, é realizada uma diferenciação entre cartografia participativa (definida como uma linguagem espacial construída a partir do diálogo entre saberes, ciência e saberes locais) e cartografia social (auto-cartografia dos povos a partir dos saberes locais), definindo a ontologia, a epistemologia, a metodologia e as principais aplicações da cartografia participativa. A fim de demonstrar a possibilidade da proposta, parte-se de uma digressão do uso da ciência e da técnica na educação e na construção de projetos contra-hegemônicos, projetos de empoderamento social. Para materializar a proposta, foi escolhida a aplicação do campo do ensino, a partir de uma oficina de cartografia participativa em três etapas realizadas no município de São João da Ponta (estado do Pará, Brasil).

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Biografia do Autor

Daniel Sombra, Universidade Federal do Pará

Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com graduação sanduíche pela Michigan State University (MSU - Lansing-MI, EUA). Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (POSGEO/UFF). Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará (PPGEO/UFPA). Geógrafo (Nível E, Classe 2) e pesquisador no Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (NUMA/UFPA), onde coordena o Laboratório de Análise Ambiental e Representação Cartográfica (LARC/NUMA/UFPA). Professor da Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA). Atua nos seguintes grupos de pesquisa: LUTTE (IFCH/UFPA); LEST (NUMA/UFPA); GPSA (NUMA/UFPA); GEDAF (NUMA/UFPA); GPAC (NUMA/UFPA); TAUÃ (NUMA/UFPA) e, GAAGPAM (NUMA/UFPA). Possui experiência nos temas: zoneamento econômico-ecológico; zoneamento agroecológico; regionalização; análise ambiental; governança ambiental; gestão ambiental; conflitos socioambientais; geografia agrária; geografia econômica; cartografia participativa; geoprocessamento; e geotecnologias

Gilberto Pereira Rodrigues, Universidade do Estado do Pará

Professor da Secretaria Municipal de Educação de São João da Ponta-PA. Especialista em Ensino de Geografia na Amazônia pela UEPA. Bacharel e Licenciado em Geografia pela UFPA.

Danilo do Rosário Pinho, Universidade Federal do Pará

Professor da Secretaria Municipal de Educação de São João da Ponta-PA. Mestrando em Geografia pela UPFA. Bacharel e Licenciado em Geografia pela UFPA.

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Publicado

2022-05-02

Como Citar

SOMBRA, D.; PEREIRA RODRIGUES, G.; PINHO, D. DO R. CARTOGRAFIA PARTICIPATIVA COMO DIÁLOGO ENTRE SABERES: ontologia, epistemologia, metodologia e aplicações na construção social do conhecimento. Ensaios de Geografia, v. 8, n. 16, p. 45-74, 2 maio 2022.