CARTOGRAFIA PARTICIPATIVA COMO DIÁLOGO ENTRE SABERES
ontologia, epistemologia, metodologia e aplicações na construção social do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.22409/eg.v8i16.52257Palavras-chave:
Cartografia Participativa, Diálogo de Saberes, Ontologia, Epistemologia, Contra-hegemonia, Empoderamento SocialResumo
Este artigo se caracteriza como um ensaio, e objetiva ilustrar a especificidade da cartografia participativa no âmbito da cartografia em geral, marcando-a como uma proposição de objeto intermediário para o uso da ciência com fins contra-hegemônicos. Para isso, é realizada uma diferenciação entre cartografia participativa (definida como uma linguagem espacial construída a partir do diálogo entre saberes, ciência e saberes locais) e cartografia social (auto-cartografia dos povos a partir dos saberes locais), definindo a ontologia, a epistemologia, a metodologia e as principais aplicações da cartografia participativa. A fim de demonstrar a possibilidade da proposta, parte-se de uma digressão do uso da ciência e da técnica na educação e na construção de projetos contra-hegemônicos, projetos de empoderamento social. Para materializar a proposta, foi escolhida a aplicação do campo do ensino, a partir de uma oficina de cartografia participativa em três etapas realizadas no município de São João da Ponta (estado do Pará, Brasil).
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