A METRÓPOLE SOB ENFOQUE DA VOZ PERIFÉRICA

o rap no ensino de Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/eg.v8i18.52291

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Metrópole, Rap

Resumo

A discussão sobre a metrópole se faz presente na forma de pensar uma porção do espaço geográfico onde grande parte das pessoas vive nas áreas periféricas. Várias formas de análise podem ser feitas para compreender a metrópole e uma delas pode ser pela música. O rap dentro do ensino de Geografia é uma possibilidade de trabalhar com os conteúdos e conceitos na organização do conhecimento geográfico. Desta maneira, o presente texto busca abordar o rap como um recurso didático-pedagógico para trabalhar os conteúdos sobre metrópole no ensino de Geografia. A metodologia qualitativa está baseada na interpretação e análise do rap Boca de Lobo do cantor Crioulo, a partir da letra e do videoclipe. Busca-se utilizar o rap como forma de análise e discussão contribuindo para a educação e a promoção do pensamento crítico, dialogando com o saber geográfico. Como resultado, o rap possibilita uma forma expressão de arte que pode fazer o estudante ressignificar o mundo em que vive, construindo explicações por meio de suas ferramentas culturais aliadas ao conhecimento geográfico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Hugo Sodré da Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-FFP)

Graduando em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro campus Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP)

Ana Claudia Ramos Sacramento, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-FFP)

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro- Faculdade de Formação de Professores (2002), Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP (2007) e Doutora em Geografia Física pela DG-FFLCH-USP (2012) . Tem experiência como professora das redes pública e privada no Estado do Rio de janeiro e no município de São Paulo. Atualmente é professora associada no Departamento de Geografia da UERJ-FFP com atuação na área de Ensino de Geografia, na graduação, na especialização e no mestrado, principalmente nos seguintes temas: Educação Geográfica, Formação de Professor, Currículo e Didática de Geografia. Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ 2018-2021). Coordenadora Projetos FAPERJ.

Referências

CAMPOS, R. R. M., CARVALHO. E. R. O rap como uma possibilidade para o ensino de geografia. Geografia, Rio Claro, v. 33, n. 2, pp. 235-252, 2008. Disponível em: < https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/ageteo/article/view/3043>. Acesso em: dez. 2020.

CAVALCANTI, L. S. ARAUJO, M. V. P. Segregação Socioespacial no ensino de Geografia: um conceito em foco. ACTA Geográfica, Boa Vista, Edição Especial 2017. pp. 140-159, 2017. Disponível em: <https://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4775>. Acesso em: 20 abr. 2022.

CAVALCANTI, L. S. A. A geografia escolar e a cidade: Ensaios sobre o Ensino de Geografia para a vida cotidiana. Campinas, SP: Papirus, 2008.

CAVALCANTI, L. S. A. metrópole em foco no ensino de Geografia: O que/ para que/para quem ensinar? In: PAULA, F. M. A.; CAVALCANTI, L. S. & SOUZA, V. C. Ensino de Geografia e Metrópole. 1ª ed. Goiânia: Gráfica e Editora América, 2014, pp. 27 – 41.

CHAUÍ, M. Cultura política e política cultural. Estud. Av São Paulo, vol. 9, n. 23, 1995.

CRIOLO. Boca de Lobo. Oloko Records (2018). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=jgekT-PEb6c>. Acesso em: 20 ago. 2021.

DOMENICH, M.; CASSEANO, P.; ROCHA, J. Hip hop – A periferia grita. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2001.

FRESCA, T. M. Uma discussão sobre o conceito de metrópole. Revista da ANPEGE, v. 7, n. 08, pp. 31-52, 2011. Disponível em: <https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6526>. Acesso em: 20 abr. 2022.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GUIMARÃES, M. E. A. Rap: Transpondo as barreiras da periferia. In: ANDRADE, E. N. Rap e educação, rap é educação. São Paulo: Selo Negro Edições, 2000, pp. 41-50.

LENCIONI, S. A metamorfose de São Paulo: o anúncio de um novo mundo de aglomerações difusas. Revista Paranaense de Desenvolvimento, Curitiba, n. 120, pp. 133-148, 2001.

LOUREIRO, B. R. de C. Arte, cultura e política na história do rap nacional. Rev. Inst. Estud. Bras., n. 63, jan.-abr., 2016.

Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rieb/a/ZxHFxGCqKX4ZZM9rrBqzGhF/?lang=pt> Acesso em: 20.04.2022.

MAGRO, V. M. M. Adolescentes como autores de si mesmos: cotidiano, educação e o Hip Hop.Cad. Cedes, Campinas, v. 22, n. 57, pp. 63-75, 2002.

MCKINNEY, J. The history of Kendrick Lamar’s “Alright” as a protest song. COMPLEX. 2020. Disponível em: <https://www.complex.com/music/2020/06/kendrick-lamar-alright-protest-song>. Acesso em: 23 abr. 2022.

OLIVEIRA, D. A. Juventude e territorialidades urbanas: uma análise do hip hop no Rio de Janeiro. Revista de Geografia-PPGEO-UFJF, v. 2, n. 1, pp.1-8. 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufjf.br/index.php/geografia/article/view/17905>. Acesso em: 23 abr. 2022.

SILVA, R. S. A importância da música nas aulas de geografia: práticas e métodos diferenciados no uso da música como metodologia de ensino nas aulas de geografia. 2015. 45 f. TCC (Graduação) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2015.

TEIXEIRA, A. N. O RAP na Geografia: possibilidades de mediação do conhecimento e ensino de Geografia a partir da periferia. 2020. 124 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em Geografia. 2020.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2007.

THIESEN, J. S. Geografia escolar: dos conceitos essenciais às formas de abordagens no ensino. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 15, n.1, jan.-abr., pp. 85-95, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/7379/4418. Acesso em: 23 abr. 2022.

VILLAÇA, F. Espaço intra-urbano no Brasil. 2 ed. São Paulo: Studio Nobel; FAPESP: Lincoln Institute, 2001.

ZANATTA, B. A. As Referências Teóricas da Geografia Escolar e sua Presença na Investigação Sobre as Práticas de Ensino. Revista Educativa. Goiânia, v. 13, n. 2, julho, pp. 285-305, 2010. Disponível em: <http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1419>. Acesso em: 23 abr. 2022.

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

COSTA, V. H. S. DA .; SACRAMENTO, A. C. R. A METRÓPOLE SOB ENFOQUE DA VOZ PERIFÉRICA: o rap no ensino de Geografia. Ensaios de Geografia, v. 9, n. 18, p. 127-148, 31 ago. 2022.