Por uma formação queer-geográfica
posicionamentos discentes do curso de Geografia da UEMS/CG
DOI:
https://doi.org/10.22409/eg.v8i17.52990Palavras-chave:
Geografia Queer, Gênero, Sexualidade, Formação acadêmicaResumo
O presente texto é fruto de um trabalho de conclusão de curso do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/CG), executado em 2021 e que teve como objetivo discutir as potencialidades e propor alianças entre a Geografia e as teorias queer, em específico as temáticas gênero e sexualidade, no que tange a formação de professores/pesquisadores em Geografia. A pesquisa, de caráter qualitativo-exploratório, contou com a participação de 20 discentes das turmas do 3º e 4º anos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Geografia da UEMS/CG. Dentre os resultados, observou-se que as/os estudantes do curso de Bacharelado apresentam dificuldades em apontar disciplinas que possam incorporar as temáticas queer, enquanto que as/os estudantes do curso de Licenciatura, valorizam mais as disciplinas pedagógicas do núcleo específico de formação. A vista disso, um currículo que se fundamente numa Geografia Queer, pode vir a contribuir positivamente na construção de um fazer e saber geográfico plural.
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Referências
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