APRESENTAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

INTERSECCIONALIDADE

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Rozenthal de Souza Cruz, Universidade Federal Fluminense (UFF) e IFFSULDEMINAS

Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Alfenas (2013). Licenciada em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2018). Mestre em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2017). Doutoranda do curso de pós-graduação em Geografia na Universidade Federal Fluminense (UFF). Desenvolve pesquisas nas áreas de Geografia Urbana e Planejamento Urbano, com enfoque nos temas de produção do espaço e mobilidade urbana.

Ana Beatriz da Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense (PosGeo/UFF), na linha de pesquisa de Ordenamento Territorial Urbano-Regional e no eixo Território, Política e Movimentos Sociais. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO; Especialista em Gênero e Sexualidade em Práticas Pedagógicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/CLAM/IMS). Geógrafa, Bacharela e Licenciada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ. É professora de Geografia e Diretora de Projetos e de Campo da ONG-Coisa de Mulher/Casa das Pretas/RJ. Coordenadora - Pesquisadora da Educação Básica em escolas públicas na Uniperiferias ( 2018-2021) . É Parecerista da Revista Ensaios da Geografia na UFF e Cadernos Cajuína-Revista Interdisciplinar. Faz parte do Grupo de Pesquisa NETAJ(UFF) ,do GT Relações Raciais e Interseccionalidades -Associação de Geográfos Brasileiros -Seção Niterói, É filiada a American Association Geographers(AAG) e a Rede Carioca de Etnoeducadoras Negras do Rio de Janeiro. Tem vasta experiência na área da Geografia Descolonial e criticas ; Projetos educacionais, sociais, culturais e acadêmicos atuando principalmente nos seguintes temas: Geografias Negras, Raça, Gênero, Sexualidade, interseccionalidade, Movimento Negro, Movimento de Mulheres Negras, Ações afirmativas, Feminismos Negros e Espaços populares.Teorias pós-críticas de currículo na educação brasileira.

Ana Claudia Giordani, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora do Departamento e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordena, juntamente, com Diego Carlos Pereira o grupo de pesquisa, ensino e extensão Artesanias Geográficas e Educacionais (AGE/UFF), certificado no CNPQ. Editora-chefe da Ensaios de Geografia. 

Claudia Rakel Pereira, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF), na área de Conservação e Ordenamento Físico Ambiental. Mestra em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na área de Saneamento Ambiental. Graduada em Geografia (licenciatura e bacharelado), pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Guido Assis, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Formação de Professores (UERJ-FFP)

Mestrando em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Formação de Professores (PPGGEO/UERJ/FFP). Licenciado e bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Editor-executivo da Ensaios de Geografia.

Ivaldo Lima, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ,1986), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ,1993) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2005), com estágio doutoral na Universitat de Barcelona (UB, 2004-2005). Realizou estágio de pós-doutoramento na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB, 2012-2013). Atualmente, é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Política e Geografia e Ética, atuando principalmente na investigação científica dos seguintes temas: geopolítica, geografia política da Amazônia, redes políticas, justiça territorial, globalização do mundo contemporâneo, políticas públicas e governança territorial, geografia legal crítica, geografia política e gênero, ensino e avaliação de geografia.

Joseli Maria Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1988), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e Pós-doutorado em Geografia e Gênero na Universidade Complutense de Madrid (2008- Bolsista CAPES). Pós-Doutorado em Geografia e Sexualidades na University of Brighton (2015- Bolsista CAPES). Pós-doutorado em 2018 na Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho em Presidente Prudente, desenvolvendo pesquisa sobre a interpretação decolonial sobre gênero e sexualidades na produção científica geográfica brasileira. É docente do Ensino Superior desde 1990. Atualmente é pesquisadora sênior da Universidade Estadual de Ponta Grossa, docente do Programa de Pós-graduação em Geografia da UEPG (Mestrado e Doutorado). Editora chefe da Revista Latino-americana de Geografia e Gênero desde 2010.

Laís Rocha, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Editor-executivo da Ensaios de Geografia.

Monique Bonifácio Barrozo, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (PPGEO-UFF), na linha de pesquisa Ordenamento Territorial Urbano Regional no eixo Organização Territorial do Espaço Brasileiro. Graduada no curso de Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Formação de Professores, na categoria de Licenciatura Plena, lotado no Departamento de Geografia (DGEO-FFP). Pesquisadora do NEGRA (Núcleo de Estudo e Pesquisa em Geografia Regional da África e da Diáspora). Pós-Graduada em Ensino de Histórias e Culturas Africanas e Afro-brasileiras pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro (IFRJ- Campus São Gonçalo). Pós-Graduada em Cidades, Políticas Urbanas e Movimentos Sociais, no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional do Estado do Rio de Janeiro da Universidade Federal do Rio de Janeiro IPPUR/UFRJ.

Referências

HEMERLY, Giovanna. Entre gênero, raça e classe. Ciência e Cultura - Agência de Notícias em CT&I da Bahia, 2018. Disponível em: http://www.cienciaecultura.ufba.br/agenciadenoticias/noticias/entre-genero-raca-e-classe/ Acesso em 29 de julho de 2022

MERCIER, Daniela. Lélia Gonzalez, onipresente. El País Brasil, 2020. Disponível em: https://brasil.elpais.com/cultura/2020-10-25/lelia-gonzalez-onipresente.html Acesso em 29 de julho de 2022.

Downloads

Publicado

2022-07-31

Como Citar

CRUZ, A. R. DE S.; SILVA, A. B. DA; GIORDANI, A. C.; PEREIRA, C. R.; ASSIS, G.; LIMA, I.; SILVA, J. M.; ROCHA, L.; BARROZO, M. B. APRESENTAÇÃO. Ensaios de Geografia, v. 8, n. 17, p. 1-14, 31 jul. 2022.