O PET Geografia UFF/Niterói Como Lugar
25 anos de significados
DOI:
https://doi.org/10.22409/eg.v10i23.58713Palavras-chave:
Programa de Educação Tutorial (PET), Lugar, UFF, Registros, GeografiaResumo
Este artigo aborda o grupo PET Geografia da UFF/Niterói como Lugar; lugar de formação, de luta, de orgulho e lugar de encontro. Fundado em 1979 o Programa de Educação Tutorial, através do tripé de Pesquisa, Ensino e Extensão, complementa a formação de discentes de diferentes universidades e cursos do país. É nas especificidades dos grupos que cada PET encontra os seus sentidos. No ano de 2021 o PET-GEO comemorou seus vinte e cinco anos de existência e como forma de celebrar essa data foi realizado o curta “PET-GEO: 25 anos”, onde membros antigos e atuais puderam registrar um pouco dessa história a partir de suas memórias. Neste artigo essas memórias foram revisitadas reforçando os significados do presente. Em meio a essas lembranças a ideia do PET como Lugar tornou-se ainda mais clara. O conceito de Lugar pode ser entendido como um centro de significados forjados na experiência. Logo, é diante da experiência de fazer parte que o grupo PET-GEO foi entendido como Lugar nesse texto.
Downloads
Referências
FERREIRA, L. F. Acepções Recentes do Conceito de Lugar e sua importância para o mundo contemporâneo. Revista Territórios, Rio de Janeiro, ano V, n°9, pp. 65-83, jul./dez., 2000.
HOLZER, W. O Lugar na Geografia Humanista. Capítulo da tese "Um estudo fenomenológico da paisagem e do lugar: a crônica dos viajantes no Brasil do século XVI". FFLCHI USP, 1998. mimeo. Disponível em: https://vdocument.in/o-lugar-na-geografia-humanista-werther-holzer.html?page=12
LUGAR.doc. Direção de Rebeca Rocha, produção do Núcleo de Geografia e Cinema (GeoCine). Niterói: Programa de Educação Tutorial da Geografia - UFF/Niterói, 2021. Publicado no YouTube (28 min) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=I0CCTrqDE7s&t=20s
MASSEY, D. Um Sentido Global de Lugar. In: O espaço da diferença / Antoni A. Arantes (org.) Campinas, SP: Papirus, 2000.
MELO FILHO, J. F. Programa de Educação tutorial: trajetória, desafios e articulações. Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial – Três Lagoas/MS, v.1, n.1, p. 33-56, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/REPET-T/article/view/8134
NAHUM, J. S.; FERREIRA, D. S. Entre o vivido e o relacional: interpretações geográficas do lugar. BGG v.42; n.2 - págs. 513-529 - Maio de 2015
PET-GEO: 25 anos. Direção de Rebeca Rocha, produção do Núcleo de Geografia e Cinema (GeoCine). Niterói: Programa de Educação Tutorial da Geografia - UFF/Niterói, 2023. Publicado no YouTube (23 min) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9jOIGUdKLC0&t=453s
TUAN, Y. F. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: DIFEL, 1983.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Educação Tutorial - PET e ProPET. Disponível em: https://www.uff.br/?q=educacao-tutorial-pet-e-propet. Acesso em: 18 de setembro de 2022.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Da Revista (Ensaios de Geografia) e do Autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Atribuição CC BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.