AVALIANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE JOÃO ALFREDO – PERNAMBUCO, BR
DOI:
https://doi.org/10.22409/eg.v10i22.59433Palavras-chave:
Educação Ambiental (EA);, Ensino de Geografia, BNCCResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar como a Educação Ambiental (EA) está sendo trabalhada nas aulas de Geografia no Ensino Fundamental no município de João Alfredo - PE à luz de uma metodologia de abordagem qualitativa e exploratória. Como procedimentos de análise e coleta de dados foi realizada uma pesquisa bibliográfica aliada a uma sondagem a partir de um questionário, aplicado aos professores que lecionam Geografia no Ensino Fundamental do município de João Alfredo - PE. A partir dos resultados obtidos, pôde-se concluir que os professores que lecionam Geografia, em sua maioria, têm dificuldades em trabalhar as temáticas de EA em razão de alguns fatores, como, por exemplo, o fato da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) não valorizar a EA, a falta de apoio da equipe gestora (gestores e coordenadores), dificuldades a materiais didáticos além do livro didático, limitação da carga horária e a falta de formação em geografia (licenciatura) por parte de muitos profissionais que lecionam geografia na rede municipal do município João Alfredo. Também foi informado pelos entrevistados que a pandemia da Covid-19 motivou a trabalhar a EA recorrentemente, mostrando a sua importância no contexto do ensino de Geografia.
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