Inclusão na Pesquisa na Instituição Museológica
reflexões sobre adequações
DOI:
https://doi.org/10.22409/eg.v11i24.60018Palavras-chave:
Geografia da inclusão, Acessibilidade e permanência, Museu de Arqueologia RegionalResumo
O artigo busca refletir sobre a inclusão na instituição museológica, partindo da interface Arqueologia/Geografia em uma abordagem transdisciplinar. Por meio do estudo da rotina de pesquisadores cegos no Laboratório de Arqueologia Guarani e Estudos da Paisagem e Museu de Arqueologia Regional da FCT-UNESP, campus de Presidente Prudente, SP, a investigação partiu do estudo da produção sobre acessibilidade em museus. A pesquisa-ação permitiu inferir os conceitos de espacialização geográfica inclusiva, promoveu a criação de metodologias e adequações em infraestrutura que possibilitam a participação de pesquisadores cegos, além de aprimorar o atendimento a visitantes cegos e/ou com baixa visão à sala de exposições e a cursos e oficinas de Educação Patrimonial oferecidos. Conclui-se que as ações realizadas até o momento contribuem para tornar acessível a informação museológica, e por incutir nos pesquisadores vinculados ao complexo a vivência do que determinam as leis de acessibilidade para o convívio empático, respeitando as diferenças.
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Referências
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