Inclusão na Pesquisa na Instituição Museológica

reflexões sobre adequações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/eg.v11i24.60018

Palavras-chave:

Geografia da inclusão, Acessibilidade e permanência, Museu de Arqueologia Regional

Resumo

O artigo busca refletir sobre a inclusão na instituição museológica, partindo da interface Arqueologia/Geografia em uma abordagem transdisciplinar. Por meio do estudo da rotina de pesquisadores cegos no Laboratório de Arqueologia Guarani e Estudos da Paisagem e Museu de Arqueologia Regional da FCT-UNESP, campus de Presidente Prudente, SP, a investigação partiu do estudo da produção sobre acessibilidade em museus. A pesquisa-ação permitiu inferir os conceitos de espacialização geográfica inclusiva, promoveu a criação de metodologias e adequações em infraestrutura que possibilitam a participação de pesquisadores cegos, além de aprimorar o atendimento a visitantes cegos e/ou com baixa visão à sala de exposições e a cursos e oficinas de Educação Patrimonial oferecidos. Conclui-se que as ações realizadas até o momento contribuem para tornar acessível a informação museológica, e por incutir nos pesquisadores vinculados ao complexo a vivência do que determinam as leis de acessibilidade para o convívio empático, respeitando as diferenças.

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Biografia do Autor

Graziella Plaça Orosco de Souza, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutora em Geografia com bolsa CAPES pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - FCT-UNESP, campus de Presidente Prudente, SP. Pesquisadora em nível de Pós-doutoramento no Museu de Arqueologia Regional (MAR-FCT-UNESP). Pesquisadora no Laboratório de Arqueologia Guarani e Estudos da Paisagem (LAG-FCT-UNESP). Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa Projeto, Arquitetura e Cidade (CNPq-FCT-UNESP) e Gestão Ambiental e Dinâmica Socioespacial (GADIS, FCT-UNESP). Mestra em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Graduada em História pela UNOESTE, em Geografia pelo Centro Universitário de Jales, e em Pedagogia pelo Centro Universitário FAVENI (UNIFAVENI). Especialista em Língua Brasileira de Sinais pela SOCIESC/Fundação Tupi, em Avaliação do Ensino e da Aprendizagem pela UNOESTE e em Deficiência Intelectual pela UNIFAVENI . Pós-graduanda em Arqueologia e Patrimônio (UNIFAVENI), em Educação Especial, em Gestão de Museus com ênfase em cultura e em Arte na Educação - música, teatro e dança pela Faculdade de Minas (FACUVALE). Graduanda em Arte pela UNIFAVENI. Atuou como professora substituta da FCT-UNESP no curso de Graduação em Geografia e como membro da comissão editorial da Revista Formação do Programa da Pós-Graduação em Geografia da FCT-UNESP. Pesquisa nas áreas de História Ambiental, Gestão Ambiental, Educação Ambiental, Ecoalfabetização, Educação Ambiental em Museus, Museologia e arquivística, Museologia Social, Inclusão e Acessibilidade em Museus, Ecomuseu, Educação Patrimonial, Metodologias Interdisciplinares, Ensino de Geografia e Religiões Pré-cristãs. Atualmente é professora Rede Estadual de Ensino e professora-tutora de Nível Superior na Fundação para o Desenvolvimento da Unesp (FUNDUNESP).

Neide Barrocá Faccio, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Possui graduação em Geografia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia [1986], graduação em Direito pela Universidade do Oeste Paulista (1998), mestrado em Ciências Sociais (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (1992), doutorado em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (1998), livre-docência em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (2011), pós-doutorado em paisagem e território junto ao Instituto Politécnico de Tomar, Portugal (2017). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, professora da disciplina Arqueologia Guarani do Baixo Paranapanema, no Curso de Pós-Graduação do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (2008 ? 2014), professora da disciplina Paisagem e Patrimônio Cultural no Curso de Pós-Graduação em Geografia da FCT/Unesp.

Referências

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Publicado

2024-06-01

Como Citar

SILVA, F. L. DA; SOUZA, G. P. O. DE; FACCIO, N. B. Inclusão na Pesquisa na Instituição Museológica: reflexões sobre adequações. Ensaios de Geografia, v. 11, n. 24, p. e112403, 1 jun. 2024.