Inclusion in Research at Museological Institutions

reflections on adjustments

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/eg.v11i24.60018

Keywords:

Geografía de la inclusión, Accesibilidad y permanencia, Museo Arqueológico Regional

Abstract

The paper seeks to reflect on inclusion in the museum institution, starting from the Archeology/Geography interface in a transdisciplinary approach. By studying the routine of blind researchers at the Guarani Archeology and Landscape Studies Laboratory and Regional Archeology Museum at FCT-UNESP, Presidente Prudente campus, SP, the research started from the study of production on accessibility in museums. Action research made it possible to infer the concepts of inclusive geographic spatialization, promoted the creation of methodologies and infrastructure adjustments that enable the participation of blind researchers, in addition to improving service to blind and/or low-vision visitors to the exhibition hall and the Heritage Education courses and workshops offered. It is concluded that the actions carried out so far contribute to making museum information accessible, and by instilling in researchers linked to the complex the experience of what the laws of accessibility determine for empathetic coexistence, respecting differences.

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Author Biographies

Graziella Plaça Orosco de Souza, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutora em Geografia com bolsa CAPES pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - FCT-UNESP, campus de Presidente Prudente, SP. Pesquisadora em nível de Pós-doutoramento no Museu de Arqueologia Regional (MAR-FCT-UNESP). Pesquisadora no Laboratório de Arqueologia Guarani e Estudos da Paisagem (LAG-FCT-UNESP). Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa Projeto, Arquitetura e Cidade (CNPq-FCT-UNESP) e Gestão Ambiental e Dinâmica Socioespacial (GADIS, FCT-UNESP). Mestra em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Graduada em História pela UNOESTE, em Geografia pelo Centro Universitário de Jales, e em Pedagogia pelo Centro Universitário FAVENI (UNIFAVENI). Especialista em Língua Brasileira de Sinais pela SOCIESC/Fundação Tupi, em Avaliação do Ensino e da Aprendizagem pela UNOESTE e em Deficiência Intelectual pela UNIFAVENI . Pós-graduanda em Arqueologia e Patrimônio (UNIFAVENI), em Educação Especial, em Gestão de Museus com ênfase em cultura e em Arte na Educação - música, teatro e dança pela Faculdade de Minas (FACUVALE). Graduanda em Arte pela UNIFAVENI. Atuou como professora substituta da FCT-UNESP no curso de Graduação em Geografia e como membro da comissão editorial da Revista Formação do Programa da Pós-Graduação em Geografia da FCT-UNESP. Pesquisa nas áreas de História Ambiental, Gestão Ambiental, Educação Ambiental, Ecoalfabetização, Educação Ambiental em Museus, Museologia e arquivística, Museologia Social, Inclusão e Acessibilidade em Museus, Ecomuseu, Educação Patrimonial, Metodologias Interdisciplinares, Ensino de Geografia e Religiões Pré-cristãs. Atualmente é professora Rede Estadual de Ensino e professora-tutora de Nível Superior na Fundação para o Desenvolvimento da Unesp (FUNDUNESP).

Neide Barrocá Faccio, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Possui graduação em Geografia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia [1986], graduação em Direito pela Universidade do Oeste Paulista (1998), mestrado em Ciências Sociais (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (1992), doutorado em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (1998), livre-docência em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (2011), pós-doutorado em paisagem e território junto ao Instituto Politécnico de Tomar, Portugal (2017). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, professora da disciplina Arqueologia Guarani do Baixo Paranapanema, no Curso de Pós-Graduação do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (2008 ? 2014), professora da disciplina Paisagem e Patrimônio Cultural no Curso de Pós-Graduação em Geografia da FCT/Unesp.

References

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Published

2024-06-01

How to Cite

SILVA, F. L. DA; SOUZA, G. P. O. DE; FACCIO, N. B. Inclusion in Research at Museological Institutions: reflections on adjustments. Essays of Geography, v. 11, n. 24, p. e112403, 1 Jun. 2024.