Inclusión en la Investigación en Instituciones Museológicas

reflexiones sobre las adaptaciones

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/eg.v11i24.60018

Palabras clave:

Geography of inclusion, Accessibility and permanence, Regional Archeology Museum

Resumen

El artículo busca reflexionar sobre la inclusión en la institución museística, a partir de la interfaz Arqueología/Geografía en un enfoque transdisciplinario. Al estudiar la rutina de los investigadores ciegos del Laboratorio de Arqueología y Estudios del Paisaje Guaraní y del Museo Arqueológico Regional de la FCT-UNESP, campus Presidente Prudente, SP, la investigación partió del estudio de la producción sobre accesibilidad en los museos. La investigación-acción permitió inferir conceptos de espacialización geográfica inclusiva, impulsó la creación de metodologías y adecuaciones de infraestructura que posibiliten la participación de investigadores ciegos, además de mejorar la atención a los visitantes ciegos y/o con baja visión de la sala de exposiciones y del Se ofrecen cursos y talleres de Educación Patrimonial. Se concluye que las acciones realizadas hasta el momento contribuyen a hacer accesible la información museística, y a inculcar en investigadores vinculados al complejo la experiencia de lo que las leyes de accesibilidad determinan para la convivencia empática, respetando las diferencias.

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Biografía del autor/a

Graziella Plaça Orosco de Souza, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutora em Geografia com bolsa CAPES pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - FCT-UNESP, campus de Presidente Prudente, SP. Pesquisadora em nível de Pós-doutoramento no Museu de Arqueologia Regional (MAR-FCT-UNESP). Pesquisadora no Laboratório de Arqueologia Guarani e Estudos da Paisagem (LAG-FCT-UNESP). Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa Projeto, Arquitetura e Cidade (CNPq-FCT-UNESP) e Gestão Ambiental e Dinâmica Socioespacial (GADIS, FCT-UNESP). Mestra em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Graduada em História pela UNOESTE, em Geografia pelo Centro Universitário de Jales, e em Pedagogia pelo Centro Universitário FAVENI (UNIFAVENI). Especialista em Língua Brasileira de Sinais pela SOCIESC/Fundação Tupi, em Avaliação do Ensino e da Aprendizagem pela UNOESTE e em Deficiência Intelectual pela UNIFAVENI . Pós-graduanda em Arqueologia e Patrimônio (UNIFAVENI), em Educação Especial, em Gestão de Museus com ênfase em cultura e em Arte na Educação - música, teatro e dança pela Faculdade de Minas (FACUVALE). Graduanda em Arte pela UNIFAVENI. Atuou como professora substituta da FCT-UNESP no curso de Graduação em Geografia e como membro da comissão editorial da Revista Formação do Programa da Pós-Graduação em Geografia da FCT-UNESP. Pesquisa nas áreas de História Ambiental, Gestão Ambiental, Educação Ambiental, Ecoalfabetização, Educação Ambiental em Museus, Museologia e arquivística, Museologia Social, Inclusão e Acessibilidade em Museus, Ecomuseu, Educação Patrimonial, Metodologias Interdisciplinares, Ensino de Geografia e Religiões Pré-cristãs. Atualmente é professora Rede Estadual de Ensino e professora-tutora de Nível Superior na Fundação para o Desenvolvimento da Unesp (FUNDUNESP).

Neide Barrocá Faccio, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Possui graduação em Geografia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia [1986], graduação em Direito pela Universidade do Oeste Paulista (1998), mestrado em Ciências Sociais (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (1992), doutorado em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (1998), livre-docência em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (2011), pós-doutorado em paisagem e território junto ao Instituto Politécnico de Tomar, Portugal (2017). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, professora da disciplina Arqueologia Guarani do Baixo Paranapanema, no Curso de Pós-Graduação do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (2008 ? 2014), professora da disciplina Paisagem e Patrimônio Cultural no Curso de Pós-Graduação em Geografia da FCT/Unesp.

Citas

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Publicado

2024-06-01

Cómo citar

SILVA, F. L. DA; SOUZA, G. P. O. DE; FACCIO, N. B. Inclusión en la Investigación en Instituciones Museológicas: reflexiones sobre las adaptaciones. Ensayos de Geografía, v. 11, n. 24, p. e112403, 1 jun. 2024.