Análise Crítica Sobre as Tendências da BNC-Formação e das Diretrizes Curriculares Nacionais de Geografia para a Formação-Atuação Docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/eg.v10i23.60352

Palavras-chave:

BNC-Formação, Trabalho Docente, Diretrizes Curriculares Nacionais de Geografia

Resumo

As últimas iniciativas acerca do trabalho-formação docente no Brasil apontam, explicitamente, para a concreção da totalidade do receituário gerencial – forjado ao longo da ofensiva neoliberal – indissociável dos parâmetros hegemônicos que sustentam a concepção de/da qualidade educacional. Esta, que se “acama” nas predileções quantofrênicas, avilta progressivamente o “fator docente” para a prática do currículo prescrito com fins avaliativos por meio de diferentes mecanismos de regulação-responsabilização. Neste sentido, objetivamos no presente artigo analisar criticamente as convergências entre a BNC-Formação e a proposta em curso para as Diretrizes Curriculares Nacionais de Geografia (DCN) inexorável do contexto sócio-histórico e das premissas discriminadas. Trata-se de uma pesquisa básica de caráter explicativo, que se constitui pelo exame bibliográfico-documental nas áreas da Educação, do Ensino de Geografia, e da Sociologia do Trabalho. Como resultado, identificamos que os documentos mencionados impulsionam, enquanto prescrição, a formação-atuação do “professor de novo tipo”.

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Biografia do Autor

Rodrigo Coutinho Andrade, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutor em Educação pelo PPGEduc-UFRRJ, professor do Departamento de Geografia do IM-UFRRJ, do PPGGEO-FFP/UERJ, e do PPGEduc-UFRRJ. Membro do GTPS-UFRRJ e da seção local AGB-Niterói.

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

ANDRADE, R. C. Análise Crítica Sobre as Tendências da BNC-Formação e das Diretrizes Curriculares Nacionais de Geografia para a Formação-Atuação Docente. Ensaios de Geografia, v. 10, n. 23, p. e102302, 30 abr. 2024.