Análise Crítica Sobre as Tendências da BNC-Formação e das Diretrizes Curriculares Nacionais de Geografia para a Formação-Atuação Docente
DOI:
https://doi.org/10.22409/eg.v10i23.60352Palavras-chave:
BNC-Formação, Trabalho Docente, Diretrizes Curriculares Nacionais de GeografiaResumo
As últimas iniciativas acerca do trabalho-formação docente no Brasil apontam, explicitamente, para a concreção da totalidade do receituário gerencial – forjado ao longo da ofensiva neoliberal – indissociável dos parâmetros hegemônicos que sustentam a concepção de/da qualidade educacional. Esta, que se “acama” nas predileções quantofrênicas, avilta progressivamente o “fator docente” para a prática do currículo prescrito com fins avaliativos por meio de diferentes mecanismos de regulação-responsabilização. Neste sentido, objetivamos no presente artigo analisar criticamente as convergências entre a BNC-Formação e a proposta em curso para as Diretrizes Curriculares Nacionais de Geografia (DCN) inexorável do contexto sócio-histórico e das premissas discriminadas. Trata-se de uma pesquisa básica de caráter explicativo, que se constitui pelo exame bibliográfico-documental nas áreas da Educação, do Ensino de Geografia, e da Sociologia do Trabalho. Como resultado, identificamos que os documentos mencionados impulsionam, enquanto prescrição, a formação-atuação do “professor de novo tipo”.
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