Uma Análise do Vivido na Escola Estadual Newton Braga

narrativas do cotidiano docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/eg.v10i23.61022

Palavras-chave:

Estágio, Ensino de Geografia, Etnografia, Ensaio etnográfico

Resumo

O estágio supervisionado III é o período de descobertas para os futuros professores, que passam a ter acesso a um novo lugar, a escola, criando laços e conexões que reestruturam sua forma de ver a docência e os alunos. Nesse sentido, elencou-se a Escola Estadual Newton Braga de Farias como lócus de experimentação ensaísta sobre o cotidiano docente no ano de 2023, entre os meses de novembro e outubro. Assim, objetivamos compreender o que os alunos entendem como o seu lugar no mundo, partindo de experiências e vivências cotidianas que serão expressas na cotidianidade, para isso utilizou-se como aporte Fernandez (2007), Cavalcante (2016) e Abramovay (2003). Nesse sentido, a etnografia como aporte metodológico, acessada por meio das narrativas dos relatos de experiências dos estagiários demonstrou-se como uma potente forma de amplificar e acessar as afetações que ocorrem no chão da escola, pelo prisma subjetivo do docente. Os resultados obtidos incluem relatos detalhados das experiências vivenciadas no cotidiano escolar, que evidenciam a forma como os estagiários e os alunos interagem e se influenciam mutuamente. Esses relatos destacam a riqueza das experiências diárias e oferecem uma visão sobre a dinâmica escolar e o impacto das práticas pedagógicas no desenvolvimento dos alunos.

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Biografia do Autor

Emilly Domingos da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutoranda, mestra e bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tem experiência como pesquisadora, tendo ênfase na área de Geografia Humana. Possui interesse e atuação principalmente em temas como violência, medo do crime, cotidiano, cidade, poesia e arte.

Gabriella Cristina Araújo de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutoranda, mestre, licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Possui interesse em pesquisas e trabalhos nas áreas de geografia física, educação ambiental, ensino e metodologia da geografia, cartografia e ambientes semiáridos.

Referências

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Publicado

2024-09-24

Como Citar

SILVA, E. D. DA; LIMA, G. C. A. DE. Uma Análise do Vivido na Escola Estadual Newton Braga: narrativas do cotidiano docente . Ensaios de Geografia, v. 10, n. 23, p. e102318, 24 set. 2024.