Uma Análise do Vivido na Escola Estadual Newton Braga
narrativas do cotidiano docente
DOI:
https://doi.org/10.22409/eg.v10i23.61022Palavras-chave:
Estágio, Ensino de Geografia, Etnografia, Ensaio etnográficoResumo
O estágio supervisionado III é o período de descobertas para os futuros professores, que passam a ter acesso a um novo lugar, a escola, criando laços e conexões que reestruturam sua forma de ver a docência e os alunos. Nesse sentido, elencou-se a Escola Estadual Newton Braga de Farias como lócus de experimentação ensaísta sobre o cotidiano docente no ano de 2023, entre os meses de novembro e outubro. Assim, objetivamos compreender o que os alunos entendem como o seu lugar no mundo, partindo de experiências e vivências cotidianas que serão expressas na cotidianidade, para isso utilizou-se como aporte Fernandez (2007), Cavalcante (2016) e Abramovay (2003). Nesse sentido, a etnografia como aporte metodológico, acessada por meio das narrativas dos relatos de experiências dos estagiários demonstrou-se como uma potente forma de amplificar e acessar as afetações que ocorrem no chão da escola, pelo prisma subjetivo do docente. Os resultados obtidos incluem relatos detalhados das experiências vivenciadas no cotidiano escolar, que evidenciam a forma como os estagiários e os alunos interagem e se influenciam mutuamente. Esses relatos destacam a riqueza das experiências diárias e oferecem uma visão sobre a dinâmica escolar e o impacto das práticas pedagógicas no desenvolvimento dos alunos.
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Referências
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