Relação Estagiário/Estudantes e a Educação Geográfica
considerações acerca das vivências em turmas do Ensino Fundamental (Coari/Amazonas)
DOI:
https://doi.org/10.22409/eg.v10i23.61132Palavras-chave:
Geografia, Estágio supervisionado, Metodologias ativasResumo
Este artigo reúne contribuições empíricas e científicas sobre a prática docente no ensino de Geografia a partir da experiência teórico-prática durante o Estágio Supervisionado Obrigatório do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado do Amazonas. A partir desta experiência professoral, optou-se metodologicamente pelo Relato de Experiência, pois entende-se que esta é a melhor forma para expor com profundidade e didática a riqueza científica e humanística desta troca de experiências entre professor-estagiário/professor-estudante, onde a observação participante teve papel preponderante para a apuração e apreensão de questões-chave, a necessidade premente de aplicação de metodologias ativas no ensino de Geografia em turmas do Ensino Fundamental em Coari/Amazonas, sendo observado, durante o estágio, em atividades que concentraram estratégias como questionamentos, debates, atividades práticas, desenhos/representações e júri simulado, de maneira criativa, participativa e colaborativa. Diante disso, conclui-se e ressalta-se a necessidade e emergência de uma nova abordagem de ensino em Coari, sobretudo em relação às abordagens inclusivas e criativas de metodologias ativas, em detrimento de um ensino fragmentado, mecânico e tedioso de metodologias tradicionais.
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