Relação Estagiário/Estudantes e a Educação Geográfica

considerações acerca das vivências em turmas do Ensino Fundamental (Coari/Amazonas)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/eg.v10i23.61132

Palavras-chave:

Geografia, Estágio supervisionado, Metodologias ativas

Resumo

Este artigo reúne contribuições empíricas e científicas sobre a prática docente no ensino de Geografia a partir da experiência teórico-prática durante o Estágio Supervisionado Obrigatório do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado do Amazonas. A partir desta experiência professoral, optou-se metodologicamente pelo Relato de Experiência, pois entende-se que esta é a melhor forma para expor com profundidade e didática a riqueza científica e humanística desta troca de experiências entre professor-estagiário/professor-estudante, onde a observação participante teve papel preponderante para a apuração e apreensão de questões-chave, a necessidade premente de aplicação de metodologias ativas no ensino de Geografia em turmas do Ensino Fundamental em Coari/Amazonas, sendo observado, durante o estágio, em atividades que concentraram estratégias como questionamentos, debates, atividades práticas, desenhos/representações e júri simulado, de maneira criativa, participativa e colaborativa. Diante disso, conclui-se e ressalta-se a necessidade e emergência de uma nova abordagem de ensino em Coari, sobretudo em relação às abordagens inclusivas e criativas de metodologias ativas, em detrimento de um ensino fragmentado, mecânico e tedioso de metodologias tradicionais. 

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Biografia do Autor

Maycom Douglas Menezes da Silva, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas (NESCO/UEA).

Hikaro Kayo de Brito Nunes, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amazonas (CEST/UEA).

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Publicado

2024-05-23

Como Citar

SILVA, M. D. M. DA; NUNES, H. K. DE B. Relação Estagiário/Estudantes e a Educação Geográfica: considerações acerca das vivências em turmas do Ensino Fundamental (Coari/Amazonas). Ensaios de Geografia, v. 10, n. 23, p. e102308, 23 maio 2024.