Os Murais Enquanto Prática Pedagógica no Ensino de Geografia

evidenciando a RESEX Marinha da Lagoa do Jequiá, Jequiá da Praia, Alagoas, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/eg.v10i23.61358

Palavras-chave:

Prática Pedagógica, Ensino de Geografia, Unidade de Conservação

Resumo

O Ensino de Geografia possibilita uma análise do espaço de vivência do estudante e a tomada de consciência do mesmo sobre o contexto social no qual encontra-se inserido. O objetivo central deste estudo consiste em discutir como os murais produzidos pelos estudantes do 9º ano nas aulas de Geografia possibilita aos mesmos compreenderem a relevância da Unidade de Conservação (UC): Reserva Extrativista Marinha da Lagoa do Jequiá – RESEX, localizada no município de Jequiá da Praia, Estado de Alagoas, logo, no seu lugar de vivência. Sendo assim, este encontra-se ancorado na abordagem qualitativa, centrada na pesquisa ação participativa, na qual estiveram envolvidos 63 estudantes da Escola Municipal José Cursino dos Santos. A análise dos murais produzidos pelos estudantes demonstra a percepção deles acerca da referida UC evidenciando aspectos relacionados à importância da UC, a utilização dos recursos naturais, espécies de animais, pesca (apetrechos), problemas e/ou desafios, e as ações que podem ser realizadas para amenizar e/ou solucionar os problemas explicitados.

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Biografia do Autor

Lívia Danielle Rodrigues do Nascimento, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Mestra em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGG/UFAL (2023). Graduada em
Geografia Licenciatura pelo Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente-IGDEMA da
Universidade Federal de Alagoas-UFAL (2021).

Maria Francineila Pinheiro dos Santos, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutorado em Ensino de Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Pós-doutorado em Educação Geográfica pela Universidade de Valencia/Espanha (2016). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Alagoas, atuando no Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGG/UFAL. É professora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Geografia - PROFGEO da Universidade Federal de Pernambuco. Lidera o Grupo de Pesquisa em Educação Geográfica - GPEG/UFAL. Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase nos seguintes temas: Educação Geográfica, Ensino de Geografia, Formação Docente, Estágio Supervisionado, Pesquisa Educacional, e Metodologia do Ensino em Geografia

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Publicado

2024-06-02

Como Citar

NASCIMENTO, L. D. R. DO; SANTOS, M. F. P. DOS. Os Murais Enquanto Prática Pedagógica no Ensino de Geografia: evidenciando a RESEX Marinha da Lagoa do Jequiá, Jequiá da Praia, Alagoas, Brasil. Ensaios de Geografia, v. 10, n. 23, p. e102310, 2 jun. 2024.