Simbiose Público-Privada em Santa Catarina

implicações para a educação pública, o trabalho docente e o Ensino de Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/eg.v10i23.61587

Palavras-chave:

Privatização da educação, Geografia, Trabalho docente

Resumo

A presença de pressupostos neoliberais na educação, em especial na educação pública, tem se intensificado nos últimos anos, revestindo-se de complexas armaduras e múltiplos meandros. Em Santa Catarina, o empresariamento da educação pública tem se aprofundado, especificamente, a partir da publicação da Base Nacional Comum Curricular. Face a esse cenário, neste texto debruço-me sobre o Novo Currículo do Ensino Médio de Santa Catarina, mais especificamente sobre os Componentes Curriculares Eletivos (CCEs) da área de Ciências Humanas e Sociais e os Roteiros Pedagógicos do Projeto de Vida, ambos elaborados em parceria com um instituto privado. Teoricamente, oriento-me pelo materialismo histórico-dialético, método que permite apreender o processo social em sua totalidade, incluindo suas particularidades e contradições. Ao final, reflito sobre algumas possíveis consequências dessas novas configurações mercantis e privatistas que afetam a educação pública catarinense, o trabalho docente e, consequentemente, a disciplina de Geografia que é ensinada em Santa Catarina, que desaparece do currículo como unidade curricular, ao mesmo tempo em que os conteúdos que lhe dizem respeito foram mantidos, mas sob outra forma.

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Biografia do Autor

Kalina Salaib Springer, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Geografia pela Unicamp. Professora no Centro de Ciência da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenadora do Programa de Formação Continuada da UFSC. Atua em projetos de pesquisa e extensão relacionados a Trabalho e Formação docente, privatização da educação pública, metodologias e práticas de ensino em Geografia.

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Publicado

2024-05-22

Como Citar

SPRINGER, K. S. Simbiose Público-Privada em Santa Catarina: implicações para a educação pública, o trabalho docente e o Ensino de Geografia. Ensaios de Geografia, v. 10, n. 23, p. e102306, 22 maio 2024.