Formação Inicial de Professores e a Iniciação à Docência em Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/eg.v10i23.61651

Palavras-chave:

Formação de Professores, Geografia, Docência

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar por meio de uma revisão teórica, a formação inicial de professores de Geografia e os impactos dos estágios e programas de iniciação à docência. Neste artigo, serão abordados os aspectos inerentes à formação inicial dos professores de Geografia, e, as questões que envolvem o ser professor, com inquietações teóricas e práticas referentes ao processo formativo. Como metodologia, utilizou-se a revisão de literatura, por meio de autores da área da educação e do ensino de Geografia tendo como principais: Calvalcanti (2012), Rosa (2014), Pimenta (2008), Imbernón (2008), Novóa (2006), Castellar (2019) dentre outros, além do levantamento por meio de dados disponibilizados em sites do governo federal e análise de leis. Como resultados tem-se que os estágios obrigatório e os programas de iniciação à docência, nos últimos 10 anos (2010-2024), impactam diretamente na formação inicial de professores de Geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lurian da Cruz de Sousa, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Professora Substituta da Secretaria Municipal de Educação de Teresina (SEMEC).

Mugiany Oliveira Brito Portela, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Professora do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Piauí (UFPI).  

Referências

ALENCAR, M. T. A disciplina instrumentação e seu papel para o estágio supervisionado do futuro professor de Geografia. 1999. 74 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) – Instituto Pedagógico Latino Y Caribeño, Universidade Estadual do Maranhão, Caxias, 1999.

ALENCAR, M. T. Contribuições do PIBID na formação do licenciando em Geografia da UESPI campus Poeta Torquato Neto – Teresina PI. In: LIMA, F. L.; SOUSA NETO, M. (Org.) O PIBID e a Universidade Estadual do Piauí: formação docente e responsabilidade social. Teresina: UESPI, 2014. p. 23-33.

ANDERI, E. G. C. Contribuições da prática curricular e do estágio para a formação do professor. In: ZANATTA, B. A.; SOUZA, V. C. (Org.). Formação de Professores: Reflexões do atual cenário sobre o ensino da Geografia. Goiânia: Nepeg, 2008, p. 69-84.

ANDRADE, C. M. S; COSTELLA, R. Z. As dimensões pessoais e profissionais na construção identitária dos professores de Geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 10, p. 345-363, jun. 2020. Disponível em: http://www.revistaedugeo.com.br/ojs/index. php/revistaedugeo/article/view/694. Acesso em: 16 ago. 2020.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP. Censo da Educação Superior, 2019. Disponível em: http://inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior. Acesso em: 10 de março, 2024.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP. Censo da Educação Superior, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados. Acesso em: 16 de março, 2024.

BRASIL, Ministério da Educação. Resolução CNE/CP n°2, 1 de Julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para formação continuada. Diário Oficial [da] União, Brasília, 3 jul. 2015, Seção 1. Disponível em: http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 10 jan. 2021.

BRASIL, Presidência da República. Lei n° 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes. Diário Oficial [da] União, Brasília, 26. out. 2008, Seção 1. Disponível em: http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 30. set. 2020.

BRASIL, Presidência da República. Lei n° 6.494, de 7 de dezembro de 1977. Dispõe sobre os estágios de estudantes de estabelecimento de ensino superior e ensino profissionalizante 2° Grau e Supletivo e dá outras providências. Diário Oficial [da] União, Brasília, 19 ago. 1982. Disponível em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 30. set. 2020.

BRASIL. Presidência da República. Resolução CNE/CP n° 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação básica, em nível superior curso de licenciatura, de graduação plena. 2002. Diário Oficial [da] União. Brasília, 19 jan. 2002c, Seção 1. Disponível em: http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 1 ago. 2020.

BRASIL. Presidência da República. Decreto-lei nº 5.452, de 1 de maio de 1943. Aprova a consolidação das leis do trabalho. Diário Oficial [da] União. 1 mai. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452.html. Acesso em: 1 ago. 2020.

BRASIL, Ministério da Educação. Resolução CNE/CP n°2, 20 de Dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Diário Oficial [da] União, Brasília, 15 Abr. 2019, Seção 1, p.28. Disponível em: http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 20. jan. 2020

CALLAI, H. C. A formação do profissional da Geografia: o professor. Ijuí: Unijuí, 2013.

CASTELLAR, S. M. V. Raciocínio geográfico e a teoria do reconhecimento na formação do professor de Geografia. Signos Geográficos, Goiânia, v. 1, p. 1-20, 8 ago. 2019. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/signos/article/view/59197. Acesso em: 10 out. 2020.

CAVALCANTI, L. S. Formação inicial e continuada em Geografia: trabalho pedagógico, metodologias e (re)construção do conhecimento. In: ZANATTA, B. A.; SOUZA, V. C. (Org.). Formação de professores: reflexões do atual cenário sobre o ensino da Geografia. Goiânia: NEPEG, 2008, p. 85-101.

CAVALCANTI, L. S; PIRES, L. M. O estágio supervisionado na formação de professores de Geografia: Políticas educacionais reguladoras e composições curriculares. In: CAVALCANTI, L. S.; PIRES, L. M.; SOUZA, V. C. (Org.). Currículo e ensino de Geografia: apontamentos para a formação de professores no contexto ibero-americano. 1. ed. Goiânia: Espaço Acadêmico, 2017, p. 137-156.

COLOMBO, I. M.; BALLÃO, C. M. Histórico e aplicação da legislação de estágio no Brasil. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 53, p. 171-186, jul./set. Editora UFPR, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n53/11.pdf. Acessos em: 10. Fev 2021.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR CAPES. Programa Residência Pedagógica. Disponível em:http://www.capes.gov.br/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica. Acesso em: 13 jul. 2019.

CUNHA, M. I. O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação. Educação e Pesquisa, [s.l.], v. 39, n. 3, p. 609-626. ago. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1517-97022013000300004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 26 ago. 2020.

E-MEC. Cadastro e-MEC de instituições e Cursos de Educação Superior, 2021. Disponível em: https://emec.mec.gov.br/. Acesso em: 26 Jan. 2021.

GATTI, B. A; BARRETO, E. S. S.; ANDRÉ, M. E. D; ALMEIDA, P. C. A. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/wp-content/uploads/2019/05/Livro_ProfessoresDoBrasil.pdf. Acesso em: 28 fev. 2021.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: ATLAS, 2002.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2012.

LIMA, M. S. L. Reflexões sobre o estágio/prática de ensino na formação de professores. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 8, n. 23, abr. 2008. Disponível em http://www2.pucpr.br/reol/index.php/dialogo?dd99=pdf&dd1=1836.Acesso em: 20 mar. 2021

MARTINS, R. E; TONINI, I. M. A Importância do Estágio Supervisionado em Geografia na Construção do Saber/Fazer Docente. Geografia Ensino & Pesquisa, [s.l], v. 20, n. 3, p. 98-106, dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/Geografia/article/view/21000. Acesso em: 20 ago. 2020.

MINAYO, M. C. S. Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 1. ed. Petrópolis: Vozes, 2016.

NÓVOA. A. Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo. Palestra proferida no Parlamento Latino-Americano - Parlatino de São Paulo, em 05.10. 2006. Palestra publicada na Revista Simpro – SP, São Paulo: p. 01-24. Jan. 2007. Disponível em: http://www.sinprosp.org.br/arquivos/novoa/livreto_novoa.pdf. Acesso em: 5. out. 2020.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António (coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 15-33. Tradução de: Graça Cunha, Cândida Hespanha, Conceição Afonso e José António Sousa Tavares.

PAULO. J. R. (Org). A formação de professores de geografia: contribuições para mudança de concepção de ensino. 1. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2016.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

PIMENTA, S. G. Estágio supervisionado: Unidade teoria e prática? 11. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágios supervisionados e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: duas faces da mesma moeda? Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 24, 2019, p. 1-20. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100200&lng=en&nrm=iso. Acesso em 10 Out. 2020.

PORTELA, M. O. B. Residência Pedagógica de Geografia: Uma Síntese a Nossa Experiência na UFPI. In. CARVALHO-FRANÇA, A. D.; MELO, R. A.; OLIVEIRA, L. X. (Orgs). O Programa Residência Pedagógica da UFPI: Mobilizando saberes da docência. 1 ed. Teresina: ADUFPI: 2020, p. 73-87.

ROSA, C. C. O estágio na formação do professor de Geografia: relação universidade e escola. 2014. 118 f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós – Graduação em Geografia, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br. Acesso em: 10 out. 2020.

SAIKI, K.; GODOI, F. B. A prática de ensino e o Estágio Supervisionado. In: PASSINI, E. Y. (Org.). Prática de ensino de geografia e estágio supervisionado. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2011, p. 26-31.

SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António (coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 77-91. Tradução de: Graça Cunha, Cândida Hespanha, Conceição Afonso e José António Sousa Tavares.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 1. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

VALLERIUS, D. A. A identidade profissional cidadã e o estágio supervisionado de professores de Geografia. 2017. 204f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia. 2017. Disponível em: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7533. Acesso em: 5 out. 2020.

Downloads

Publicado

2024-06-03

Como Citar

SOUSA, L. DA C. DE .; PORTELA, M. O. B. . Formação Inicial de Professores e a Iniciação à Docência em Geografia . Ensaios de Geografia, v. 10, n. 23, p. e102311, 3 jun. 2024.