A Interdisciplinaridade entre Geografia e Literatura
um olhar crítico para a formação docente
DOI:
https://doi.org/10.22409/eg.v10i23.61678Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Geografia, LiteraturaResumo
O termo “interdisciplinaridade” surgiu na metade do século passado e desde então se tornou uma das práticas pedagógicas mais importantes da atualidade. Nesse sentido, este artigo busca apresentar o quão fundamental é a utilização desse método na formação de professores de Geografia e o quanto esse fator pode influenciar de modo positivo as suas aulas. Além disso, destaca-se os benefícios da articulação entre a Geografia e a Literatura, tendo como objetivo fazer com que questões de caráter teórico possam obter um exemplo prático dialogando com a Geografia como campo científico e disciplinar e com a Literatura enquanto campo artístico e disciplinar. Para exemplificar esta “prática teórica”, foram utilizados como base três textos: os livros Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada (1960) e Clara dos Anjos (1948), além do texto em versos que compõe a letra da música “Não Existe Amor em SP” do rapper Criolo. Portanto, o objetivo deste trabalho é demonstrar o quanto aulas mais lúdicas podem ser fundamentais no processo de aprendizagem de um educando.
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