A Interdisciplinaridade entre Geografia e Literatura

um olhar crítico para a formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/eg.v10i23.61678

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Geografia, Literatura

Resumo

O termo “interdisciplinaridade” surgiu na metade do século passado e desde então se tornou uma das práticas pedagógicas mais importantes da atualidade. Nesse sentido, este artigo busca apresentar o quão fundamental é a utilização desse método na formação de professores de Geografia e o quanto esse fator pode influenciar de modo positivo as suas aulas. Além disso, destaca-se os benefícios da articulação entre a Geografia e a Literatura, tendo como objetivo fazer com que questões de caráter teórico possam obter um exemplo prático dialogando com a Geografia como campo científico e disciplinar e com a Literatura enquanto campo artístico e disciplinar. Para exemplificar esta “prática teórica”, foram utilizados como base três textos: os livros Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada (1960) e Clara dos Anjos (1948), além do texto em versos que compõe a letra da música “Não Existe Amor em SP” do rapper Criolo. Portanto, o objetivo deste trabalho é demonstrar o quanto aulas mais lúdicas podem ser fundamentais no processo de aprendizagem de um educando.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabrielle de Castro do Nascimento, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Faculdade de Formação de Professores (UERJ-FFP)

Graduanda de Licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP).

Referências

BARATA-SALGUEIRO, T. Paisagem e geografia. Finisterra, v. 36, n. 72, p. 37-53, 2001.

BARRETO, L. Clara dos anjos. São Paulo: Companhia das Letras, p. 38-48, 2012.

BBC NEWS. “Não Existe Amor em SP”? Perguntamos ao Criolo sobre a cidade que completa 466 anos, 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-51231201#:~:text=Mas%2C%20diferente%20de%20muitas%20homenagens,%22ningu%C3%A9m%20vai%20pro%20c%C3%A9u%22. Acesso em 14 nov. 2023.

BRASIL. Governo Federal. Brasil tem mais de 31 mil denúncias de violência doméstica ou familiar contra as mulheres até julho de 2022, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2022/eleicoes-2022-periodo-eleitoral/brasil-tem-mais-de-31-mil-denuncias-violencia-contra-as-mulheres-no-contexto-de-violencia-domestica-ou-familiar. Acesso em: 12 jan 2024.

BRASIL. Senado Federal. Relatório de agência da ONU aponta que 61,3 milhões de brasileiros sofrem com insegurança alimentar, 2023. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2023/07/13/relatorio-de-agencia-da-onu-aponta-que-61-3-milhoes-de-brasileiros-sofrem-com-inseguranca-alimentar#:~:text=FAO-,Relat%C3%B3rio%20de%20ag%C3%AAncia%20da%20ONU%20aponta%20que%2061%2C3%20milh%C3%B5es,e%20Nutri%C3%A7%C3%A3o%20no%20Mundo%202022%22.Acesso em: 10 jan. 2024.

CARDOSO, C.; QUEIROZ, E. D. Reflexão sobre o ensino da geografia: desafios e perspectivas. In: XVIII Encontro Nacional de Geógrafos, 18, São Luiz, Maranhão: Geografia: políticas e democracia, 2016. p. 1-10.

CARLOS, A. F. A. Uma leitura sobre a cidade. Cidades, v. 1, n. 1, p. 11-30, 2004.

CASTRO, J.; BRANCO, J. C. Geografia da fome. Editora Casa do Estudante do Brasil, 1952.

COSTA, S. C. V. Urbanização desordenada e qualidade ambiental nas grandes metrópoles brasileiras: um estudo de caso sobre a perda da cobertura vegetal no Distrito Administrativo do Bengui (DABEN) em Belém/PA). 2017. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão ambiental e Manejo de Paisagem) – Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.

FIOCRUZ. Homicídios de mulheres no Brasil aumentam 31,46% em quase quatro décadas, 2023. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/homicidios-de-mulheres-no-brasil-aumentam-3146-em-quase-quatro-decadas.Acesso em: 12 jan. 2023.

GARCIA, J. O futuro das práticas de interdisciplinaridade na escola. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 12, n. 35, p. 211-232, abr. 2012. Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416X2012000100011&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 30 jan. 2024.

GONÇALVES, E. R. G. A literatura vista de baixo: o livro Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Letras. Fortaleza (CE), 2014.

GONÇALVES, M. A. Um mundo feito de papel: sofrimento e estetização da vida (os diários de Carolina Maria de Jesus). Rio Grande do Sul: Horizontes Antropológicos, 2014.

IBGE. IBGE mostra a nova dinâmica da rede urbana brasileira, 2008. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/rel,eases/13558-asi-ibge-mostra-a-nova-dinamica-da-rede-urbana-brasileira#:~:text=S%C3%A3o%20Paulo%20ocupa%20o%20primeiro,%E2%80%93%20Fortaleza%2C%20Recife%20e%20Salvador. Acesso em: 14 nov. 2023.

JESUS, C. M. Quarto de despejo: diário de uma favelada. 10ª ed. São Paulo: Ática, 2014.

KLEIN, J. T. Interdisciplinarity: history, theory, and practice. Detroit: Wayne State University Press, 1990.

NÃO EXISTE amor em SP. Intérprete: Criolo. Compositor: Criolo. In: Nó na Orelha. Intérprete: Criolo. São Paulo: Oloko Records,2011.

PAVANELLO, R. M. A. A pesquisa na formação de professores. NEPEG, São Paulo, v. 10, n. 15, p. 08-15, jul. 2003.

PIRES, M. F. C. Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade no ensino. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 2, p. 173-182, 1998.

RIBEIRO, E. Pesquisa e criatividade na formação do professor de Geografia. Geografia Ensino & Pesquisa, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 107–116, 2013. DOI: 10.5902/2236499410775. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/10775. Acesso em: 30 jan. 2024.

SANTOS, M. A Urbanização Brasileira. São Paulo: Editora Hucitec,1993.

SANTOS, M. Por uma Geografia Nova. São Paulo: Editora Hucitec, Edusp, 1978.

SCHWARCZ, L. M. Lima Barreto-triste visionário. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

VAZ, L. C.; BORGES, L. A. T.; MENDES, E. P. P. A formação do professor de Geografia: ferramentas didáticas-pedagógicos utilizadas no processo de ensino-aprendizagem em Geografia. In: X Fórum Nacional NEPEG de Formação de Professores, 10., Anais… Goiânia: Universidade Federal do Goiás, 2020.

Downloads

Publicado

2024-09-26

Como Citar

NASCIMENTO, G. DE C. DO. A Interdisciplinaridade entre Geografia e Literatura: um olhar crítico para a formação docente. Ensaios de Geografia, v. 10, n. 23, p. e102319, 26 set. 2024.