A Interdisciplinaridade entre Geografia e Literatura

um olhar crítico para a formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/eg.v10i23.61678

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Geografia, Literatura

Resumo

O termo “interdisciplinaridade” surgiu na metade do século passado e desde então se tornou uma das práticas pedagógicas mais importantes da atualidade. Nesse sentido, este artigo busca apresentar o quão fundamental é a utilização desse método na formação de professores de Geografia e o quanto esse fator pode influenciar de modo positivo as suas aulas. Além disso, destaca-se os benefícios da articulação entre a Geografia e a Literatura, tendo como objetivo fazer com que questões de caráter teórico possam obter um exemplo prático dialogando com a Geografia como campo científico e disciplinar e com a Literatura enquanto campo artístico e disciplinar. Para exemplificar esta “prática teórica”, foram utilizados como base três textos: os livros Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada (1960) e Clara dos Anjos (1948), além do texto em versos que compõe a letra da música “Não Existe Amor em SP” do rapper Criolo. Portanto, o objetivo deste trabalho é demonstrar o quanto aulas mais lúdicas podem ser fundamentais no processo de aprendizagem de um educando.

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Biografia do Autor

  • Gabrielle de Castro do Nascimento, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Faculdade de Formação de Professores (UERJ-FFP)

    Graduanda de Licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP).

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Publicado

26-09-2024

Como Citar

A Interdisciplinaridade entre Geografia e Literatura: um olhar crítico para a formação docente. Ensaios de Geografia, Niterói, Brasil, v. 10, n. 23, p. e102319, 2024. DOI: 10.22409/eg.v10i23.61678. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ensaios_posgeo/article/view/61678. Acesso em: 5 dez. 2025.