O Contexto da Prática dos Professores de Geografia

Documento de Orientação Curricular do Estado do Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/eg.v10i23.61685

Palavras-chave:

Contexto da prática, Documento Curricular do Estado do Rio de Janeiro, Geografia

Resumo

Os professores são parte da construção dos documentos educacionais, pois não só os colocam em prática, como também dão novos significados a eles de acordo com suas concepções teórico-metodológicas. O texto objetiva analisar como os professores de Geografia interpretam, contestam e reconstroem o Documento de Orientação Curricular do Estado do Rio de Janeiro (DOC-RJ, 2019), no campo da prática. A partir da metodologia qualitativa, tendo como base um roteiro de questionário aplicado a vinte e sete professores, buscou-se compreender quem são eles, suas ponderações a respeito do documento e como foi possível colocar em prática, principalmente, levando em consideração a pandemia da Covid-19. Os resultados mostram a falta de conhecimento de vários professores a respeito do documento; desse modo, não sendo possível uma discussão mais aprofundada, inclusive da disciplina Geografia. Verificou-se que muitos dos docentes entrevistados, se basearam na Orientação Curricular anterior para planejar e dar prosseguimento às aulas. Isto demonstrou a falta de diálogo da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) com os professores para debater o novo documento.

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Biografia do Autor

Ana Cláudia Ramos Sacramento, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Faculdade de Formação de Professores (UERJ-FFP)

Doutora em Geografia Física pela DG-FFLCH-USP e Professora Associada do Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pós-doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Diego Nascimento Moraes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Faculdade de Formação de Professores (UERJ-FFP)

Licenciando em Geografia do Curso de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

SACRAMENTO, A. C. R.; MORAES, D. N. . O Contexto da Prática dos Professores de Geografia: Documento de Orientação Curricular do Estado do Rio de Janeiro. Ensaios de Geografia, v. 10, n. 23, p. e102303, 30 abr. 2024.

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