O Contexto da Prática dos Professores de Geografia
Documento de Orientação Curricular do Estado do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.22409/eg.v10i23.61685Palavras-chave:
Contexto da prática, Documento Curricular do Estado do Rio de Janeiro, GeografiaResumo
Os professores são parte da construção dos documentos educacionais, pois não só os colocam em prática, como também dão novos significados a eles de acordo com suas concepções teórico-metodológicas. O texto objetiva analisar como os professores de Geografia interpretam, contestam e reconstroem o Documento de Orientação Curricular do Estado do Rio de Janeiro (DOC-RJ, 2019), no campo da prática. A partir da metodologia qualitativa, tendo como base um roteiro de questionário aplicado a vinte e sete professores, buscou-se compreender quem são eles, suas ponderações a respeito do documento e como foi possível colocar em prática, principalmente, levando em consideração a pandemia da Covid-19. Os resultados mostram a falta de conhecimento de vários professores a respeito do documento; desse modo, não sendo possível uma discussão mais aprofundada, inclusive da disciplina Geografia. Verificou-se que muitos dos docentes entrevistados, se basearam na Orientação Curricular anterior para planejar e dar prosseguimento às aulas. Isto demonstrou a falta de diálogo da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) com os professores para debater o novo documento.
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