Concepções de Didática no Ensino Superior
experiência no processo formativo
DOI:
https://doi.org/10.22409/eg.v10i23.61707Palavras-chave:
Didática, Ensino-Aprendizagem, Ensino superiorResumo
O ensino superior enfrenta desafios decorrentes das mudanças sociais, tecnológicas e culturais, exigindo constante reflexão sobre as práticas pedagógicas. Nesse cenário, a didática emerge como elemento central para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem e formação de profissionais da educação, refletindo as complexidades do mundo contemporâneo. Considerando essa perspectiva, o objetivo deste trabalho é relatar entendimentos adquiridos sobre didática e seus correlatos a partir de uma experiência com alunos no ensino superior na Universidade Federal de Sergipe (UFS), no Estado de Sergipe, em 2022. Assim, esse texto tem abordagem qualitativa, com revisão de literatura e relato de experiência na disciplina de Didática no curso de licenciatura em Geografia. Os resultados de forma geral destacam a relevância e a necessidade do componente curricular de Didática nos cursos de formação de professores, transcendendo as fronteiras disciplinares e contribuindo, a partir de procedimentos teórico-metodológicos e didático-pedagógicos, para a atuação dos futuros docentes.
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