Concepções de Didática no Ensino Superior

experiência no processo formativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/eg.v10i23.61707

Palavras-chave:

Didática, Ensino-Aprendizagem, Ensino superior

Resumo

O ensino superior enfrenta desafios decorrentes das mudanças sociais, tecnológicas e culturais, exigindo constante reflexão sobre as práticas pedagógicas. Nesse cenário, a didática emerge como elemento central para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem e formação de profissionais da educação, refletindo as complexidades do mundo contemporâneo. Considerando essa perspectiva, o objetivo deste trabalho é relatar entendimentos adquiridos sobre didática e seus correlatos a partir de uma experiência com alunos no ensino superior na Universidade Federal de Sergipe (UFS), no Estado de Sergipe, em 2022. Assim, esse texto tem abordagem qualitativa, com revisão de literatura e relato de experiência na disciplina de Didática no curso de licenciatura em Geografia. Os resultados de forma geral destacam a relevância e a necessidade do componente curricular de Didática nos cursos de formação de professores, transcendendo as fronteiras disciplinares e contribuindo, a partir de procedimentos teórico-metodológicos e didático-pedagógicos, para a atuação dos futuros docentes.

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Biografia do Autor

Jhonatas Isac Pereira Lima, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Graduado pela Universidade Federal de Sergipe no Curso de Geografia Licenciatura.

Carlos Alberto de Vasconcelos , Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Professor na Universidade Federal de Sergipe, lotado no Depto de Educação; Professor no Programa de Pós Graduação em Educação; no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e na Rede Nordeste de Ensino (RENOEN-Doutorado em Ensino). Com graduação em licenciatura Geografia, Pedagogia, Letras vernáculas e Letras Espanhol. Especialização em Geografia do Brasil (FUNESO), Atualização Pedagógica para Professores e Instrutores de Treinamento (UFRPE), Educação Ambiental (UFPE) e Desenvolvimento Sustentável para o Semiárido Nordestino (UFCG); Mestrado (2000) e Doutorado (2009) em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe; Estágio Pós Doutoral em Educação Contemporânea (2015-UFPE) e Estágio Pós-doutoral em Educação (UESB-2022). Atua nas áreas de Formação de Professores, Avaliação da Aprendizagem, Educação Ambiental, Trabalho Infantil, Ensino e Metodologia da Geografia e das Ciências Naturais,Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação a Distância. Integra o Grupo de Pesquisa Educação e Contemporaneidade (EDUCON) CNPQ/UFS; É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação - FOPTIC/CNPq/UFS e pertence a Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação - ANFOPE.

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

LIMA, J. I. P.; VASCONCELOS , C. A. DE. Concepções de Didática no Ensino Superior: experiência no processo formativo. Ensaios de Geografia, v. 10, n. 23, p. e102304, 30 abr. 2024.