Os Desafios e as Possibilidades do Ensino de Geografia nos Anos Finais do Ensino Fundamental
uma abordagem inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.22409/eg.v10i23.61981Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Práticas pedagógicas, InclusãoResumo
O objetivo da investigação foi compreender os desafios e as possibilidades para o ensino da Geografia aos estudantes com deficiência. Este estudo justifica-se por fomentar as discussões acerca da perspectiva inclusiva nas aulas, visando os processos de ensino e de aprendizagem na disciplina. Foi uma pesquisa qualitativa e a coleta de dados ocorreu por meio da observação de algumas das práticas pedagógicas desenvolvidas e a utilização de materiais didáticos com os estudantes com deficiência dos 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental. Nos resultados, identificamos como desafios iniciais a elaboração de materiais didáticos adequados, mas que conhecendo mais cada estudante conseguimos realizar as adaptações das atividades e a exemplificação do seu cotidiano para uma educação mais inclusiva. Também refletimos sobre nossas práticas pedagógicas e encontramos caminhos para que o ensino de Geografia fosse mais dinâmico e interessante na sala de aula.
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