Os Desafios e as Possibilidades do Ensino de Geografia nos Anos Finais do Ensino Fundamental

uma abordagem inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/eg.v10i23.61981

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Práticas pedagógicas, Inclusão

Resumo

O objetivo da investigação foi compreender os desafios e as possibilidades para o ensino da Geografia aos estudantes com deficiência. Este estudo justifica-se por fomentar as discussões acerca da perspectiva inclusiva nas aulas, visando os processos de ensino e de aprendizagem na disciplina. Foi uma pesquisa qualitativa e a coleta de dados ocorreu por meio da observação de algumas das práticas pedagógicas desenvolvidas e a utilização de materiais didáticos com os estudantes com deficiência dos 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental. Nos resultados, identificamos como desafios iniciais a elaboração de materiais didáticos adequados, mas que conhecendo mais cada estudante conseguimos realizar as adaptações das atividades e a exemplificação do seu cotidiano para uma educação mais inclusiva. Também refletimos sobre nossas práticas pedagógicas e encontramos caminhos para que o ensino de Geografia fosse mais dinâmico e interessante na sala de aula.

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Biografia do Autor

Aparecida de Souza, Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Especialista em Educação Inclusiva pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS). Profissional de apoio escolar na rede municipal de João Monlevade, Minas Gerais (MG).

Lidiane Catarina Timóteo Nascimento, Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Especialista em Educação Inclusiva pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS). Professora de geografia na rede municipal de João Monlevade, Minas Gerais (MG).

Andressa Wiebusch, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Gestão Educacional, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Supervisão Escolar e Orientação Educacional (Centro Universitário Celso Lisboa) e em Educação Especial e Inclusiva (Centro Universitário Celso Lisboa). Mestra em Educação (UFSM) e Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

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Publicado

2024-05-23

Como Citar

SOUZA, A. DE; NASCIMENTO, L. C. T.; WIEBUSCH, A. . Os Desafios e as Possibilidades do Ensino de Geografia nos Anos Finais do Ensino Fundamental: uma abordagem inclusiva. Ensaios de Geografia, v. 10, n. 23, p. e102307, 23 maio 2024.