Estudo do Meio e o Ensino de Processos Físico-Naturais

o uso de desenhos para uma aprendizagem significativa em Teresina (Piauí)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/eg.v10i23.61988

Palavras-chave:

Aula de campo, Ensino de Geografia Física, Ilustração, Rio

Resumo

Considerando a importância da utilização de uma variedade de estratégias de ensino, o propósito deste estudo é debater a importância de explorar o ambiente natural no ensino de Geografia Física, empregando a aprendizagem significativa e verificando o conhecimento através de desenhos em uma escola pública em Teresina/PI. Do ponto de vista metodológico, foram conduzidas leitura teórico-conceitual, análise da paisagem na área da Ponte do Rodoanel do rio Poti, empregando o software QGIS versão 2.16, captura de registros fotográficos e implementação de uma proposta metodológica. Os resultados revelam a diversidade de características naturais locais, influenciadas por fatores geológicos, geomorfológicos, de drenagem, vegetação e solo. Essas descobertas são relevantes especialmente para o currículo do 6º ano do Ensino Fundamental, integrando conceitos pedagógicos e geográficos por meio de aulas de campo e verificação da aprendizagem através de desenhos.

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Biografia do Autor

Edenilson Andrade Ferreira, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Mestre em geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Ernane Cortez Lima, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Ceará e professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú.

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Publicado

2024-06-29

Como Citar

FERREIRA, E. A.; LIMA, E. C. Estudo do Meio e o Ensino de Processos Físico-Naturais: o uso de desenhos para uma aprendizagem significativa em Teresina (Piauí). Ensaios de Geografia, v. 10, n. 23, p. e102316, 29 jun. 2024.