Estudo do Meio e o Ensino de Processos Físico-Naturais
o uso de desenhos para uma aprendizagem significativa em Teresina (Piauí)
DOI:
https://doi.org/10.22409/eg.v10i23.61988Palavras-chave:
Aula de campo, Ensino de Geografia Física, Ilustração, RioResumo
Considerando a importância da utilização de uma variedade de estratégias de ensino, o propósito deste estudo é debater a importância de explorar o ambiente natural no ensino de Geografia Física, empregando a aprendizagem significativa e verificando o conhecimento através de desenhos em uma escola pública em Teresina/PI. Do ponto de vista metodológico, foram conduzidas leitura teórico-conceitual, análise da paisagem na área da Ponte do Rodoanel do rio Poti, empregando o software QGIS versão 2.16, captura de registros fotográficos e implementação de uma proposta metodológica. Os resultados revelam a diversidade de características naturais locais, influenciadas por fatores geológicos, geomorfológicos, de drenagem, vegetação e solo. Essas descobertas são relevantes especialmente para o currículo do 6º ano do Ensino Fundamental, integrando conceitos pedagógicos e geográficos por meio de aulas de campo e verificação da aprendizagem através de desenhos.
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