Deficiência Visual e Mobilização de Princípios Geográficos para a Leitura do Relevo em Maquetes Táteis

discussões para a formação docente em Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/eg.v10i23.61994

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Princípio geográfico, Geomorfologia, Cartografia tátil

Resumo

Os estudantes com deficiência visual apresentam grandes dificuldades na compreensão de conceitos geomorfológicos, pois utilizam a visão como principal sentido de percepção. Nesse contexto, o artigo discute o processo de compreensão de conceitos básicos sobre o relevo a partir de maquetes táteis e da mobilização de princípios geográficos, com uma contribuição para o processo de formação docente em Geografia. A pesquisa qualitativa enquadra-se como estudo de caso no curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus Iguatu, a partir da elaboração e validação de cartas e maquetes táteis. Os resultados evidenciam que os conceitos de altura e forma (elevação e depressão) foram assimilados pela aluna, porém, os conceitos que necessitam de noções matemáticas como altitude, equidistância entre as curvas de nível, transposição do 2D para o 3D e associações de tamanho das feições com a escala não foram compreendidos, ressaltando a importância de uma alfabetização cartográfica tátil no processo de formação dos estudantes com deficiência visual.

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Biografia do Autor

Angélica Soares de Sousa Varela, Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Graduanda do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus Iguatu

Raile Mota de Moura, Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Graduanda do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus Iguatu

André Henrique de Souza, Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Graduando do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus Iguatu

Francisco Nataniel Batista de Albuquerque, Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Professor Doutor do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Iguatu, do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (PROPGEO-UVA) e do Mestrado Profissional em Ensino de Geografia da Universidade Regional do Cariri (PROFGEO-URCA).

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Publicado

2024-05-31

Como Citar

VARELA, A. S. DE S.; MOURA, R. M. DE; SOUZA, A. H. DE; ALBUQUERQUE, F. N. B. DE. Deficiência Visual e Mobilização de Princípios Geográficos para a Leitura do Relevo em Maquetes Táteis: discussões para a formação docente em Geografia. Ensaios de Geografia, v. 10, n. 23, p. e102309, 31 maio 2024.