Deficiência Visual e Mobilização de Princípios Geográficos para a Leitura do Relevo em Maquetes Táteis
discussões para a formação docente em Geografia
DOI:
https://doi.org/10.22409/eg.v10i23.61994Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Princípio geográfico, Geomorfologia, Cartografia tátilResumo
Os estudantes com deficiência visual apresentam grandes dificuldades na compreensão de conceitos geomorfológicos, pois utilizam a visão como principal sentido de percepção. Nesse contexto, o artigo discute o processo de compreensão de conceitos básicos sobre o relevo a partir de maquetes táteis e da mobilização de princípios geográficos, com uma contribuição para o processo de formação docente em Geografia. A pesquisa qualitativa enquadra-se como estudo de caso no curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus Iguatu, a partir da elaboração e validação de cartas e maquetes táteis. Os resultados evidenciam que os conceitos de altura e forma (elevação e depressão) foram assimilados pela aluna, porém, os conceitos que necessitam de noções matemáticas como altitude, equidistância entre as curvas de nível, transposição do 2D para o 3D e associações de tamanho das feições com a escala não foram compreendidos, ressaltando a importância de uma alfabetização cartográfica tátil no processo de formação dos estudantes com deficiência visual.
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