Artesanias Geográficas

imagens, poesia, arte urbana, papéis coloridos, canetinhas e tintas para a composição de práticas de ensino na Geografia Escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/eg.v10i23.61995

Palavras-chave:

Educação geográfica, Programa de Residência Pedagógica, Geografia escolar

Resumo

Este artigo busca refletir sobre a Didática e as práticas de ensino na Geografia Escolar. A partir da apresentação de duas pesquisas de final de curso, buscamos compreender como a imersão nas escolas públicas junto ao Programa de Residência Pedagógica torna possível ressignificar as práticas de ensino na Geografia Escolar para além de uma monocultura escolar. Partimos da noção de Vera Candau sobre didática e as monoculturas escolares como um modo de ativar a criação e invenção de artesanias geográficas, em diálogo com a pedagogia engajada de bell hooks e Paulo Freire. A metodologia utilizada foi a cartografia como perspectiva de pesquisa pós-crítica em educação ao acompanhar os processos pedagógicos nas escolas por meio da observação participante, escrita em diários, análise do currículo de Geografia e livros didáticos, além da proposição de oficinas sobre conflitos socioambientais e a percepção urbana. Essa foi a ferramenta metodológica criada como meio de problematizar ausências curriculares e os modos hegemônicos de ensinar Geografia nas escolas. Da permanência no Programa de Residência Pedagógica são construídas práticas de ensino e pesquisa na educação geográfica que priorizam mais os modos e maneiras do fazer pedagógico, como composição de exercícios de atenção ao mundo, abrindo espaços para a inventividade e a construção de gramáticas insurgentes na Geografia Escolar.

 

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Biografia do Autor

Karina Rousseng Dal Pont, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desde 2019. Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2004), Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018).

Mayra Bianca dos Passos Sawaf, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (Licenciada). Está vinculada ao Laboratório Pedagógico de Geografia (LABOGEO), e é bolsista residente do Programa Residência Pedagógica do Curso de Geografia. Atua como professora de Geografia na rede privada de ensino de Curitiba.

Paula Milléo, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Graduanda em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), atuando, no momento, nos laboratórios de Licenciatura e de Geografia Urbana realizando Residência Pedagógica e Iniciação Científica.

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Publicado

2024-09-16

Como Citar

DAL PONT, K. R.; SAWAF, M. B. DOS P. .; MILLÉO, P. Artesanias Geográficas: imagens, poesia, arte urbana, papéis coloridos, canetinhas e tintas para a composição de práticas de ensino na Geografia Escolar. Ensaios de Geografia, v. 10, n. 23, p. e102317, 16 set. 2024.