A Formação Inicial de Professores de Geografia e seus Paradigmas
a transposição didática e o diálogo entre a geografia acadêmica e escolar
DOI:
https://doi.org/10.22409/eg.v10i23.62000Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Formação de professores, Paradigmas, Transposição didáticaResumo
Entendendo que a sociedade transita em um constante estado de metamorfose no que se refere as questões sociais, econômicas, políticas e também educacionais, surge a necessidade de compreender quais paradigmas regem a formação de professores, uma vez que esta formação, por muito tempo se pautou na transmissão de conteúdos teóricos-científicos, voltados para a formação bacharelesca, sem levar em consideração o caráter didático-pedagógico do ensino e portanto, sem estabelecer um diálogo entre a academia e escola. Dessa forma, o trabalho objetivou verificar qual paradigma predomina na formação de professores de geografia, e se há no curso da formação, um diálogo entre a academia e escola. Embasados no método dialético, utilizamos como recorte de estudo os cursos de Geografia licenciatura das duas principais universidades do estado do Maranhão: UEMA e UFMA. Os resultados que foram obtidos através da aplicação dos questionários aos professores e alunos, relevam que o paradigma técnico-conteudista ainda vigora nos espaços acadêmicos.
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