Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Ensaios de Geografia é um periódico científico de publicação contínua do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (PosGeo/UFF). O acesso ao seu conteúdo é livre e sua publicação se dá exclusivamente no meio digital. A revista tem como principal objetivo divulgar pesquisas dos estudantes de graduação e pós-graduação vinculadas à geografia e áreas afins, bem como ser um espaço de formação acadêmica e profissional, ao contar com a participação de estudantes nos processos editoriais.

Nesse sentido, busca-se divulgar a produção de artigos que contenham resultados empíricos relevantes e revisões teórico-conceituais que contribuam para o processo de ensino-aprendizagem, fundamental ao desenvolvimento do pensamento geográfico. Além disso, propõe-se publicitar produções artísticas como fotografias, poesias, desenhos e similares, desde que estabeleçam um diálogo com a referida área de conhecimento.

São aceitas contribuições nos seguintes idiomas: português, inglês e espanhol.

O conteúdo dos trabalhos é de inteira responsabilidade dos autores.

A revista não cobra nenhum tipo de encargo dos autores ou leitores.

Processo de Avaliação por Pares

Os artigos submetidos serão pré-avaliados por um sistema antiplágio (CopySpider). Caso seja identificado algum plágio ou autoplágio, o artigo será rejeitado. Caso não se encontre plágios, os artigos serão enviados sem identificação e avaliados por dois pareceristas (Para assegurar uma avaliação por pares cega). Caso haja divergência de pareceres, um novo parecerista será convidado

Cabe à Comissão Editorial da Revista Ensaios de Geografia a aprovação final de um artigo para publicação, e ainda, o direito de fazer pequenas modificações no texto, tabelas e figuras, para atender aos critérios editoriais da revista. 

Dar-se-á preferência a artigos que façam o elo entre análise empírica consistente e fundamentação teórica, ou uma boa revisão de literatura. É importante que os textos apresentem conteúdos relativos a geografia e áreas afins.

Aos trabalhos relativos as seções de Leituras e Visualidades valoriza-se a criatividade, beleza, e que apresentem vínculo com a Geografia e áreas afins. Com essas seções, pretende-se incentivar reflexões acerca dos entrecruzamentos entre Arte e Ciência.

O corpo de pareceristas é formado majoritariamente por pesquisadores externos à nossa instituição editora. Os formulários de avaliação podem ser conferidos neste link.

Periodicidade

A Ensaios de Geografia é uma publicação científica de publicação contínua, com um volume único anual para edições regulares.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Nós utlizamos uma licença CC-BY, a qual permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite uso comercial.
Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Detentor do Copyright

Os direitos autorais serão atribuídos automaticamente a Da Revista (Ensaios de Geografia) e do Autor quando publicados.

Arquivamento

Esta revista utiliza o PKP PN e os sistemas LOCKSS e CLOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. 

Histórico do periódico

A revista Ensaios de Geografia surgiu em 2012, e manteve duas pulicações anuais até 2015. No ano de 2019, o periódico foi reativado e teve seu Comitê Editorial  reformulado.

Financiamento

O custeio das atividades da Ensaios de Geografia é viabilizado pelo PosGeo/UFF e pelo Portal de Periódicos da UFF.

Diretrizes Éticas

A Ensaios de Geografia segue, em sua atuação, os princípios de transparência e boas práticas em publicação científica estipulados pelo Committee on Publication Ethics (COPE), assim como alinha-se às diretrizes da Comissão de Integridade na Atividade Científica do CNPq. A equipe editoral prima pela prevenção de más-práticas e comportamentos antiéticos na publicação e demais etapas do processo editorial às quais os manuscritos são submetidos. 

DOAJ Seal  Catálogo 2.0 Latindex  DiamanteDORAManifiesto sobre la ciencia como bien público global  BOAI