O USO DE IMAGENS COMO POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE REGIÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/eg.v7i14.49112

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Mosaico geográfico, Educação Básica, Aprendizagem

Resumo

O presente artigo é resultado de um trabalho de conclusão do curso de Geografia Licenciatura da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) realizado no ano de 2019 que teve por objetivo analisar as potencialidades do uso das imagens no ensino de Geografia enquanto recurso didático para a construção e apropriação do conceito de região. O estudo, de cunho qualitativo e de natureza colaborativa, contou com a participação de 24 estudantes de uma turma do 7º ano dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual de Florianópolis/SC. Os resultados da investigação mostraram que os/as estudantes desenvolvem sua aprendizagem mediante situações pedagógicas que valorizam o seu potencial criativo, utilizando diferentes imagens como forma de representação do conceito de região. Além disso, a adoção da prática do mosaico geográfico consistiu num caminho didático para a construção e apropriação de conceitos relativos ao campo da Geografia escolar.

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Biografia do Autor

Luiz Martins Junior, Universidade do Estado de Santa Catarina

Licenciado em Geografia pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE); Licenciado em Pedagogia pela UNINTER, Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutor em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (FAED/UDESC).

orcid -https://orcid.org/0000-0002-6026-8338

Matheus Valmir Sagaz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduado em Geografia (licenciatura) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Geografia; Mestre em Educação; Professora do Departamento de Geografia da Universidade do Estado de Santa Catarina - FAED/UDESC; professora do PPGE FAED/UDESC; Coordenadora do LEPEGEO; Coordenadora do grupo de pesquisa CNPQ – Ensino de Geografia e Diferentes Linguagens.

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

MARTINS JUNIOR, L.; VALMIR SAGAZ, M.; MARTINS, R. E. M. W. . O USO DE IMAGENS COMO POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE REGIÃO. Ensaios de Geografia, v. 7, n. 14, p. 98-121, 31 ago. 2021.