Os Caminhos que nos Levam...

ser professor de Geografia e/ou dar aulas de Geografia?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/eg.v10i23.61941

Palavras-chave:

Formação de professores, Ensino de Geografia, PIBID, Narrativa (auto)biográfica

Resumo

Este artigo se constitui como um texto narrativo que permeia diferentes recortes acerca de reflexões sobre experiências docentes advindas da pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Geografia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (POSGEA/UFRGS) e da participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Seu objetivo é compreender a relação entre o ser professor, a construção da identidade docente e “dar aulas” de Geografia, refletindo os caminhos que nos constituem professores, visto que a formação docente e a docência se dão na tecitura entre diferentes espaços e relações, ao longo da nossa história de vida e do nosso percurso formativo. Buscamos, por meio do método (auto)biográfico e o dispositivo das narrativas (auto)biográficas, as lentes para repensarmos a formação de professores, (re)significando as experiências docentes como um ingrediente fundamental nesta trajetória.

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Biografia do Autor

Carolina Lacerda Macalos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS),

Professora de Geografia da Educação Básica na Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC/RS). Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (POSGEA/UFRGS).

Nestor André Kaercher, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRGS.

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Publicado

2024-11-22

Como Citar

MACALOS, C. L.; KAERCHER, N. A. Os Caminhos que nos Levam...: ser professor de Geografia e/ou dar aulas de Geografia?. Ensaios de Geografia, v. 10, n. 23, p. e102321, 22 nov. 2024.