A INTEGRAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • ANGELITA SKORA UTFP
  • GUATAÇARA DOS SANTOS JUNIOR UFTP

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2011.v4i3.a21084

Resumo

Com o objetivo de propor um maior envolvimento da matemática e seus conteúdos curriculares com outras áreas do conhecimento, desenvolveu-se esta pesquisa a qual se
caracteriza como aplicada, qualitativa de cunho interpretativo. A proposta teve como tema-pretexto o desperdício de papel realizado pelos alunos em sala de aula e como objetivo integrar o ensino de ciências e o da matemática. Com os estudos iniciados nos livros didáticos passou-se a coleta de dados pelos próprios alunos. Com os dados já organizados começou-se a explorar os conteúdos curriculares e através deles buscou-se a interpretação e compreensão do significado de tais dados. As atividades previstas e desenvolvidas neste estudo demonstraram que a integração de áreas,  principalmente da matemática com ciências, poderá indicar um caminho, entre tantos, para a busca de um ensino de melhor qualidade. O envolvimento e a motivação demonstrada pelos alunos indicam que uma aprendizagem contendo significados pode modificar o ambiente escolar e espalha sua influencia além dos portões das escolas.
Palavras chave: Ensino, ciências, anos iniciais.

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Publicado

2011-12-30

Como Citar

SKORA, A., & SANTOS JUNIOR, G. D. (2011). A INTEGRAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Ensino, Saude E Ambiente, 4(3). https://doi.org/10.22409/resa2011.v4i3.a21084

Edição

Seção

Artigos