EDUCAR E CUIDAR: UMA POSSIBILIDADE DE AÇÃO ENTRE FINANÇAS E MEIO AMBIENTE

Autores

  • Luciana Troca Dantas Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO
  • Bárbara Cristina Mathias Santos Universidade do Grande Rio -UNIGRANRIO
  • Giseli Capaci Rodrigues Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO
  • Chang Kuo Rodrigues Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i1.a21249

Resumo

Este trabalho, realizado pelo Grupo de Pesquisa e Investigação no Ensino de matemática e Ciências, na base do CNPq e validado pela Universidade do Grande Rio, apresenta questões pertinentes a estratégias de ensino de educação financeira nos anos iniciais Ensino Fundamental. Esta investigação defende o entrelaçar entre dois temas: o meio ambiente e situações financeiras. Consequentemente, há a possibilidade de inserir elementos didáticos para a formação cidadã a partir do trabalho na dimensão atitudinal, tal como é preconizada nos documentos oficiais, desde os anos iniciais, de forma a promover uma sociedade mais dinâmica e responsável, com indivíduos preparados e conscientes de seu papel no cuidado com o futuro. Um dos objetivos deste estudo incide em analisar questões pertinentes ao tema, como o consumismo compulsivo, endividamento, sustentabilidade, entre outros. Diante disso, apresentamos uma sequência de ensino para a construção de conceitos de educação financeira e o meio ambiente, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia de pesquisa repousa sob os pressupostos da Engenharia Didática, quando as observações diretas representam a leitura das pesquisadoras sobre a situação e sua descrição fundamentada à luz da Teoria das Situações Didáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Troca Dantas, Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

Possui graduação em Matemática pela Universidade Salgado de Oliveira(2005) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(1995). Tem experiência na área de Matemática.  Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Ensino das Ciências da Universidade do Grande Rio (Unigranrio).

Bárbara Cristina Mathias Santos, Universidade do Grande Rio -UNIGRANRIO

Possui graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Augusto Motta(2002), especialização em ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PEDAGÓGICA pelo INSTITUTO A VEZ DO MESTRE(2011) e especialização em PSICOPEDAGOGIA pelo INSTITUTO A VEZ DO MESTRE(2010). Atualmente é Orientadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu e Professora da Secretaria municipal de Educação de Duque de Caixas. Tem experiência na área de Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas:educação Financeira, EDUCAÇÃO MATEMATICA, Matemática inclusiva, ENSINO FUNDAMENTAL. Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Ensino das Ciências da Universidade do Grande Rio (Unigranrio).

Giseli Capaci Rodrigues, Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

Professora do Programa de Pós de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (PPGEC), Mestrado Profissional, da Universidade do Grande Rio.

Chang Kuo Rodrigues, Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Plenas pelo Centro Universitário de Brasília (1984), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula (1999) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Atualmente é professora adjunta da Universidade Grande Rio, nos cursos de graduação e pós-graduação (lato sensu e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Educação Básica), membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Matemática e Professora Colaboradora do programa de Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Financeira, Educação Estatística, Inclusão, Ensino da Matemática na Educação Básica e Superior. Líder do grupo de pesquisa na base do CNPq, com o título: "Investigações no Ensino de Matemática e Ciências", validado pela Universidade do Grande Rio.

Downloads

Publicado

2017-05-22

Como Citar

Dantas, L. T., Santos, B. C. M., Rodrigues, G. C., & Rodrigues, C. K. (2017). EDUCAR E CUIDAR: UMA POSSIBILIDADE DE AÇÃO ENTRE FINANÇAS E MEIO AMBIENTE. Ensino, Saúde E Ambiente, 10(1). https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i1.a21249

Edição

Seção

Artigos