Alfabetização científica, contextualização e metodologias ativas no ensino de ciências e educação ambiental

Autores

  • Valdir Lamim-Guedes ​Doutorando em Educação - USP Docente na Pós-graduação em Educação Ambiental para a Sustentabilidade do Senac-SP

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i1.a21259

Resumo

Alfabetização científica refere-se a um processo de obtenção de informações tecnocientíficas, mas também de compreensão de como a ciência funciona. Neste texto, partimos do conceito de alfabetização científica para analisar a relevância deste para o ensino de ciências e educação ambiental. No escopo deste trabalho, também trataremos das metodologias ativas, como a aprendizagem baseada na resolução de problemas e trabalhos de campo. Desta forma, os professores de ciências e educadores ambientais podem usar as perspectivas da alfabetização científica e das metodologias ativas para buscar um ensino mais crítico, contextualizado e que permita a formação de cidadãos que possam responder à crise civilizatória. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdir Lamim-Guedes, ​Doutorando em Educação - USP Docente na Pós-graduação em Educação Ambiental para a Sustentabilidade do Senac-SP

Biólogo e Mestre em Ecologia pela Universidade Federal de Ouro Preto, Especialista em Jornalismo Científico (UNICAMP) e em Design Instrucional para EaD (UNIFEI), Doutorando em Educação pela USP. É professor de graduação e pós-graduação no Centro Universitário Senac-Santo Amaro. Desenvolve projetos de pesquisa em meio ambiente e sustentabilidade, Educação à Distância e Educação Ambiental. Têm experiência como professor conteudista, Designer Instrucional, Professor Coordenador de Disciplina e tutor em cursos à distância (UFLA, UFOP, CECEMCA-UNESP, IF do Sul de Minas, Fundação Parque Tecnológico Itaipu e Centro Universitário Senac-Santo Amaro). Em 2012, foi professor-visitante na Universidade Nacional de Timor-Leste, Díli, Timor-Leste, e professor substituto na UNESP de Rio Claro - São Paulo. Atuou como educador na ONG Educadores Sem Fronteiras e no Núcleo de Consciência Negra/USP.

Downloads

Publicado

2017-05-22

Como Citar

Lamim-Guedes, V. (2017). Alfabetização científica, contextualização e metodologias ativas no ensino de ciências e educação ambiental. Ensino, Saúde E Ambiente, 10(1). https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i1.a21259

Edição

Seção

Artigos