Os princípios de Darwin na consolidação dos conteúdos de Evolução do Ensino Médio

Autores

  • Bruna Malavazi Dell' Antonio
  • Vilacio Caldara Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Campus Santa Teresa

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2018.v11i1.a21282

Resumo

O conceito de Evolução Biológica, baseado na Seleção Natural, é considerado um guia articulador dos conteúdos da Biologia, além de contribuir para a construção do pensamento crítico dos alunos, devido ao seu caráter controverso. Entretanto, o seu ensino em sala de aula enfrenta obstáculos, como a falta de tempo, escassez de recursos didáticos e o conhecimento prévio dos alunos.  Tendo em vista minimizar as dificuldades em se trabalhar o tema em sala de aula, objetivou-se nesse trabalho avaliar a eficácia da intervenção utilizando um protocolo de ensino de Evolução Biológica no Ensino Médio baseado nos cinco princípios fundamentais de Charles Darwin, por meio de instrumentos para o ensino. O projeto foi aplicado no Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Santa Teresa, com duas turmas da terceira série do Ensino Médio. As informações dos jogos, site e vídeo serviram de base para trabalhar as premissas do protocolo e como fundamento para os conceitos do livro didático. Para a obtenção de dados, os alunos desenvolveram relatórios ao final de cada etapa, que foram analisados a partir do método pedagógico de categorização de conteúdos, quadros e gráfico. Verificou-se que o uso de uma metodologia alternativa mais dinâmica, estruturada nas premissas de Darwin, permitiu maior entendimento sobre a Evolução e despertou maior atenção dos discentes, colaborando para o desenvolvimento das aulas. Portanto, conclui-se que a proposta metodológica surge como uma alternativa eficaz quanto à articulação dos conceitos da Biologia à luz da Evolução, facilitando o trabalho do professor e potencializando a aprendizagem do aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Malavazi Dell' Antonio

Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Campus Santa Teresa

Vilacio Caldara Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Campus Santa Teresa

Professor do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas/ Diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão

Downloads

Publicado

2018-07-09

Como Citar

Dell’ Antonio, B. M., & Junior, V. C. (2018). Os princípios de Darwin na consolidação dos conteúdos de Evolução do Ensino Médio. Ensino, Saúde E Ambiente, 11(1). https://doi.org/10.22409/resa2018.v11i1.a21282

Edição

Seção

Artigos