A execução de um roteiro pedológico no processo de capacitação docente para futuras práticas sustentáveis
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i1.a43460Palavras-chave:
ensino-aprendizagem;, funções ecossistêmicas;, geomorfologia; , prática docente;, soloResumo
O solo está presente em nosso cotidiano, e sua compreensão é fundamental no processo de ensino-aprendizagem, visando despertar para a necessidade de sua preservação. Promover o processo de conhecimento sobre a importância dos solos é um desafio no ensino formal, o qual pode ser facilitado através do processo de formação acadêmica em níveis superiores. Nosso objetivo foi realizar um roteiro pedológico junto a acadêmicos da pós-graduação stricto sensu, para ser utilizado como instrumento de educação e sensibilização ambiental, na região sudoeste do estado de Mato Grosso. A metodologia ocorreu ao longo da realização de disciplinas de programas stricto sensu da Universidade do estado de Mato Grosso e consistiu em percorrer uma trajetória pré-estabelecida (roteiro pedológico), com paradas em perfis de solo característicos do território abrangido pelo roteiro. Durante o percurso, os acadêmicos puderam discutir além dos tipos de solo da região, seu uso e os impactos observáveis, bem como observar a relação solo-paisagem e aspectos relacionados à aptidão e capacidade de suporte dos solos. Esse tipo de inserção no âmbito da pós-graduação stricto sensu é algo fundamental na qualidade do processo de formação, sendo capaz de despertar o interesse para as geo-diversidades.
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