Dimensão da Educação Permanente na perspectiva de enfermeiros atuantes no contexto da doação de órgãos
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i2.a50724Palavras-chave:
educação permanente, doação de órgãos e tecidos, enfermagem, hospitalResumo
Estudo objetivou evidenciar a dimensão da educação permanente presente no processo de trabalho em doação de órgão e tecidos para profissionais da equipe multidisciplinar atuantes no âmbito hospitalar identificada no depoimento dos enfermeiros. Trata-se de estudo qualitativo, fundamentado na sociopoiética, realizado com um grupo-pesquisador, composto por 8 enfermeiros, que atuavam no processo de doação e transplante de órgãos de um município do extremo sul do estado da Bahia, Brasil. Foram respeitados os aspectos éticos em pesquisa. Os dados foram produzidos mediante técnicas criativas, e categorizados segundo análise de conteúdo de Bardin. Os resultados descrevem três categorias temáticas da dimensão estudada: “Vislumbrando a Ampliação do Entendimento Sobre os Transplantes”, “Educação Continuada por Meio da Fala” e “Necessidade de Conhecimento da Equipe”. Discute-se a necessidade de novos conhecimentos, aprendizagem para o trabalho em equipe, enriquecimento da aprendizagem por meio de mobilização de recursos internos, e entendimento da necessidade da diversificação da atuação nos cenários onde são desenvolvidas as práticas laborais. Desse modo, espera-se que este estudo possa ser um direcionador na composição de práticas da educação voltadas aos enfermeiros e outros profissionais da saúde, atuantes no contexto da doação de órgãos.
Downloads
Referências
ABTO. Jornal Brasileiro de Transplantes. Disponível em: https://site.abto.org.br/jbt/. Acesso em: 08 de novembro de 2020.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1994.
BRASIL. Coordenação Geral Do Sistema Nacional De Transplantes - CGSNT. Centrais de Notificação, Capacitação e Distribuição de Órgãos - CNCDO's. Disponível em: https://site.abto.org.br/transplantes/centros-de-transplantes/. Acesso em 6 maio 2015.
CAVALCANTI, Felipe de Oliveira Lopes; GUIZARDI, Francini Lube. Educação Continuada Ou Permanente Em Saúde? Análise Da Produção Pan-Americana Da Saúde. Trabalho, Educação e Saúde. v. 16, n. 1, pp. 99-122, 2018. https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00119.
CNS. Resolução nº 466 de 12 de dezembro de 2012. Dispõe sobre aspectos éticos em pesquisas com seres humanos. Brasília, DF, 2012. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/ultimas_noticias/2013/06_jun_14_publicada_resolucao.html#:~:text=A%20resolu%C3%A7%C3%A3o%20incorpora%2C%20sob%20a,deveres%20dos%20participantes%20da%20pesquisa.%20Acesso%20em:%2002%20de%20agosto%20de%202020 Acesso em 6 jun 2022.
CORDEIRO, Eugênia de Paula; MONTEIRO, Ana Márcia; SANTOS, Monaliza Holanda dos. Inspirações freireanas para o método contra-hegemônico da sociopoética. Revista Debates Insubmissos, v. 2, n. 4, 2018. https://doi.org/10.32359/debin2019.v2.n4.p73-82
COSTA, Maria Antonia Ramos; SOUZA, Verusca Soares de; BENEDETTI, Gabriella Michel dos Santos; TESTON, Elen Ferraz; MATSUDA, Laura Misue; MARQUETE, Verônica Francisqueti. Educação permanente em saúde e interface com a gestão do cuidado. Revista Sustinere, v. 6, n. 1, p. 37 - 51, 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/30708. Acesso em: 25 mar. 2021.
COSTA, Maria Antônia Ramos; SOUZA, Verusca Soares de; TESTON, Elen Ferraz; SPIGOLON, Novakowski Dandara; MATSUDA, Laura Misue. Educação permanente em saúde: a concepção freireana como subsídio à gestão do cuidado. Revista de Pesquisa: Cuidado é fundamental online, v. 10, n. 2, p. 558-564, 2018. https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i2.558-564
AGUIAR, Fernando; MOREIRA, Janine. Educação permanente em saúde: a problemática da doação de órgãos. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 17, n. 2, p. 153-163, 2016. Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/ensino/article/view/3946. Acesso em: 04 agost. 2020.
DECS. Descritor “Educação Continuada”, Número do Registro: 4563, Identificador Único: D004496. Disponível em: https://decs.bvsalud.org/. Acesso em: 07 abr. 2015.
FAGHERAZZI, Virgínia; TRECOSSI, Sara Priscila Carvalho; OLIVEIRA, Rafael Muniz de; SOUZA, Julieta Edlourdes dos Santos; NETO, Maricleia Sauer; SANTOS, Reginaldo Passoni dos. Educação permanente sobre doação de órgãos / tecidos com agentes comunitários de saúde. Revista de Enfermagem da UFPE on line, v. 12, n. 4, p. 1133-1138, 2018. https://doi.org/10.5205/1981-8963-v12i4a231367p1133-1138-2018
FERREIRA, Rejane Eleuterio; TAVARES, Cláudia Mara de Melo; SANTOS, Gabriela Silva dos; FONSECA; Paula Isabella Marujo Nunes. Motivação do enfermeiro para ingressar em uma pós-graduação stricto sensu. Revista Baiana de Enfermagem, v. 29, n. 2, 2015. https://doi.org/10.18471/rbe.v29i2.10738
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação. São Paulo: Centauro, 2008.
GAUTHIER, Jaques. O oco do vento: metodologia da pesquisa sociopoética e estudos transculturais. Curitiba: CRV, 2012.
HANAUER, Morgana; BURILLE, Andreia. Conhecimento e opinião de universitários sobre doação e transplantes de órgãos. Revista de Pesquisa: Cuidado é fundamental online, p. 455-461, 2020. https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.8505
KNIHS, Neide da Silva; MAGALHÃES, Aline Lima Pestana; SANTOS, Juliana; WOLTER, Isabela dos Santos; PAIM, Sibele Maria Schuantes. Doação de órgão e tecidos: utilização de ferramenta de qualidade para a otimização do processo. Escola Anna Nery, v. 23, n. 4, 2019. https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2019-0084
NOGUEIRA, Maicon de Araujo; LINS, Marcio Almeida; MARTINS, Thayná Desireé Rodrigues; MIRANDA, Priscila Oliveira; MACIEL, Danielle Oliveira; SÁ, Antonia Margareth Moita. Conhecimento de docentes de graduação em enfermagem sobre doação de órgãos e tecidos para transplante. Rev. enferm. UFPI, p. 16-22, 2017. https://doi.org/10.26694/reufpi.v6i2.5819
RAMOS, Marise Nogueira. Políticas e história da educação profissional: onde estamos, como chegamos e para onde vamos? Cadernos de Pesquisa, v. 26, n. 4, p. 45-59, 2019. https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n4p45-59
SADE, Priscila Meyenberg Cunha; PERES, Aida Maris; ZAGO, Daniele Potrich Lima; MATSUDA, Laura Misue; WOLFF, Lillian Daisy Gonçalves; BERNARDINO, Elizabeth. Avaliação dos efeitos da educação permanente para enfermagem em uma organização hospitalar. Acta Paulista de Enfermagem, v.33, 2020. https://doi.org/10.37689/acta-ape/2020AO0023
SANTOS, Carla de Gouvêa dos; PORTUGAL, Fernanda Tosta de Alcântara; SILVA, Maria Alice Bastos; SOUZA, Ândrea Cardoso de; ABRAHÃO, Ana Lúcia. Formação em saúde e produção de vínculo: uma experiência PET-Saúde na rede de Niterói, RJ, Brasil. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 19, p. 985-993, 2015. https://doi.org/10.1590/1807-57622014.0868
SILVA, Cláudia Brandão Gonçalves; SCHERER, Magda Duarte dos Anjos. A implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde na visão de atores que a constroem. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 24, p. e190840, 2020. https://doi.org/10.1590/Interface.190840
SILVA, Luiz Anildo Anacleto da; PINNO, Camila; SCHMIDT, Sandra Marcia Soares; NOAL, Helena Carolina; GOMES, Iris Elizabete Messa; SIGNOR, Eduarda. A educação permanente no processo de trabalho de enfermagem. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, v. 6, n. 3, 2016. https://doi.org/10.19175/recom.v6i3.1027
SILVA, Thiago Nogueira. Dimensões do trabalho no processo de doação de órgãos e tecidos identificadas por enfermeiros: um estudo sociopoético. Mestrado (Dissertação). Orientadora: Dr.ª Cláudia Mara de Melo Tavares. Niterói: Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, da Universidade Federal Fluminense/UFF, 2015. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-908897. Acesso em: 02 agost 2020
SILVA, Thiago Nogueira et al. Trabalho do enfermeiro em doação/transplante de órgãos: nuances de um compromisso com a vida. Saúde Coletiva, v. 44, n. 8, 2018. Disponível em: https://revistas.mpmcomunicacao.com.br/index.php/saudecoletiva/issue/archive. Acesso em: 13 jun. 2020.
SILVA, Vilma Vieira; ALMEIDA, Ana Clementina Vieira; MOURÃO, Lúcia Cardoso. Produtos do Mestrado Profissional: instrumentos de mudanças na formação e nas práticas profissionais na promoção e prevenção do tabagismo. Ensino, Saude e Ambiente, v. 13, n. 2, 2020. https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i2.a29094
TONG, Allison; SAINSBURY, Pedro; CRAIG, Jonathan. Consolidated criteria for reporting qualitative research (COREQ): a 32-item checklist for interviews and focus groups. International journal for quality in health care, v. 19, n. 6, p. 349-357, 2007. https://doi.org/10.1093/intqhc/mzm042
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Thiago Nogueira Silva, Claudia Mara de Melo Tavares, Rozemere Cardoso de Souza, Victória Ribeiro Teles, Márcia Cristina Moccellin, Marilei de Melo Tavares, Luciano Barbosa Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.